Cuidado | Dicas

Dicas de hábitos saudáveis na terceira idade

por Daniela Santilli
17 de março de 2020

Entenda a importância de hábitos saudáveis com relação à higiene pessoal da pessoa idosa, principalmente em tempos de Coronavírus

Foto: JPC-PROD – Shutterstock

Em tempos de Coronavírus, fazer a higiene adequada pode literalmente salvar vidas. Para pessoas idosas saudáveis, é fácil argumentar, basta que ela entenda tudo que está acontecendo para entrar na onda da higiene. Já com idosos que não tenham capacidade para compreender o que está acontecendo, uma sugestão é contar com frases simples e exemplos didáticos. Contar que é sério, mas evitando deixar a pessoa idosa em pânico, pois isso pode acarretar em outros problemas. Diga-lhe apenas que fazer a higiene, manter distância de outras pessoas e, sempre que necessário, usar máscaras ajuda ao garantir-lhe saúde e a saúde das pessoas que ama. 

As pessoas idosas costumam entender o Coronavírus como uma gripe mais forte, e esse paralelo, em sua maioria, é positivo. Estimule-as a fazer a higiene diária, alegando que precisamos cuidar de quem amamos.

Existem diversas razões para que pessoas idosas tenham resistência a fazer a higiene pessoal como tomar banho, trocar fraldas e até mesmo passar cremes no corpo.

Algumas razões são:

  • Medo de cair durante o banho
  • Vergonha de expor o corpo envelhecido
  • Pele sensível
  • Receio de deixar que terceiros toquem seu corpo
  • Ter sintoma de alguma doença neurodegenerativa como Alzheimer

O medo nesse caso pode virar vergonha de assumir que pode não mais ter a coordenação e a atenção suficientes para fazer a higiene sozinho sem se colocar em risco. Em muitos casos, a pessoa idosa está com plenas condições cognitivas, e perceber que o corpo está perdendo suas condições plenas pode ser constrangedor.

Medo de cair durante o banho

Para deixar a pessoa idosa mais segura e confortável ao tomar banho, uma sugestão é adaptar o banheiro. Coloque barras de segurança dentro do box e ao lado do vaso sanitário, tapetes antiderrapantes ou fitas adesivas antiderrapantes e mantenha o piso sempre seco.

Vergonha de expor o corpo envelhecido

Durante a vida, nosso corpo é nosso cartão de visitas. Jovens, saudáveis, atléticos  firmes, ágeis e flexíveis. Os cabelos são fortes e vivem soltos a seu bel prazer. Porém ao envelhecer, é natural que nosso corpo comece a nos mostrar sinais que como o tempo passou. Cansaço, menor disposição para as baladas, cabelos brancos aparecendo, pele perdendo o tônus e ficando mais fina. Uma ruga aqui e outra ali. A sensação, às vezes, é de que foi de um dia para o outro. A pessoa dormiu jovem e, de repente, acordou assim. Agora, pense nessa história toda, e na ideia de que a pessoa idosa ainda tem que se despir na frente de uma outra pessoa, demonstrando fraqueza e dependência. Pois bem, é isso.

A sugestão aqui é agir naturalmente, de forma que o corpo nu não apareça ter nada de anormal, como de fato não tem.

Pele sensível

A pele da pessoa idosa fica bem mais fina com o passar dos anos. A água quente do chuveiro pode causar um certo incômodo ao tocá-la. Seja pela temperatura ou pela força do jato. É importante que o cuidador entenda qual a temperatura ideal da água e o quanto deve abrir a torneira para sair o volume de água agradável ao corpo da pessoa idosa.

Receio de deixar que terceiros toquem seu corpo

Uma pessoa idosa saudável ter que deixar uma pessoa desconhecida tocar seu corpo, nas suas partes íntimas, é no mínimo desconfortável.

Converse com ela e diga que entende como deve ser estranho e até mesmo ruim passar por tal situação. Sugira que você lave todo o corpo e ela lave as partes íntimas, deixando que você ajude apenas no enxágue. Costuma funcionar. Quando você for enxaguar, aproveite para limpar melhor caso necessite. Use esponjas indicadas para bebês, que não machucam a pele, ou use luvas; e sabonete, de preferência neutro e líquido.

Ter sintoma de alguma doença neurodegenerativa como Alzheimer

Alguns tipos de doenças neurodegenerativas tem como sintoma a rejeição pela higiene pessoal, principalmente o banho. Nesses casos, não confronte. Mude o assunto, e depois de algum tempo apenas diga: o chuveiro já está na temperatura que a senhora (sr) pediu. E caminhe com a pessoa idosa direto para o banheiro. Se não funcionar, repita novamente o mesmo procedimento.

Produtos e nacionalidade

Costumamos gostar de usar determinados produtos durante a vida. Gostamos do cheiro, da textura, etc. Mudar esses produtos, para melhor conforto da pessoa idosa, pode ser outro problema. Tente manter o hábito de higiene pessoal da pessoa idosa com o mínimo possível de mudança, mantendo os produtos que ela gosta. 

Isso vale também para o horário do banho a que ela está habituada. Pessoas idosas sentem mais frio, cuidado para não deixá-las expostas à friagem.

No caso de pessoas estrangeiras, pode ser que em seu país seja comum não tomar banho todos os dias. Respeite, mas diga que ao menos a fralda e a higiene íntima devem ser mantidas por conta de saúde e segurança. Muitas infecções graves podem começar pelas partes íntimas sujas, úmidas ou mal lavadas. Essas infecções podem causar internação e um rápido declínio mental. Ninguém deseja ser internado e muito menos perder a independência.

Depois de tudo, aproveite para passar o creme hidratante, cortar as unhas, passar o perfume que a pessoa idosa gosta e deixá-la perceber que ela voltou a ser aquela pessoa de que ela gostava. Bonita, bem arrumada e bem cuidada. 

Para saber mais

Plano Cuida Idoso

Grupo Dicas para Cuidadores

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto