Cuidado | Dicas

Casa para idosos: 6 dicas para organizar com segurança

por Daniela Santilli
2 de março de 2020

Tapetes, móveis bambos, lugares sem nenhum apoio. O que devo levar em conta na hora de organizar o mobiliário de uma casa de uma pessoa idosa?

Foto: MikesPhotos – Pixabay

Ter a casa para segura idosos é muito importante. Para evitar que sofram uma queda e tenham maiores complicações, separamos dicas práticas para garantir a segurança e a autonomia das pessoas idosas dentro de casa.

Tapetes

O ideal é retirá-los, mas muitas pessoas idosas têm grande resistência a isso. Caso não seja possível, coloque adesivos antiderrapantes em todas as partes em que os pés podem enroscar para evitar tropeços.

Móveis bambos

Podem ser perigosos, pois é comum que uma pessoa idosa perca o equilíbrio ou fique um pouco tonta ao se levantar. Se possível, tire-os de circulação ou certifique-se de colocar suportes seguros para que eles se estabilizem. A preferência, assim como para os tapetes, é retirá-los da casa.

Móveis com quina

São outro cuidado que se deve ter com pessoas idosas tanto durante o caminhar na casa quanto para momentos em que se levantam, e até mesmo no caso de uma queda. Em uma casa para idosos, a solução ideal é comprar protetores de quina, que usamos em casas com as crianças. São os mesmos que devem ser colocados em absolutamente todas as quinas por onde a pessoa idosa circule no dia a dia. Uma outra opção são os protetores de EVA ou espuma.

Barras de apoio

todos os lugares que a pessoa idosa passa podem ter barras de apoio. Elas são encontradas em casas de material de construção ou em lojas de suporte hospitalar, e podem garantir a segurança para evitar quedas.

Lugares como: chuveiro, vaso sanitário, corredor e escadas devem ter as barras. Se você achar necessário em mais algum lugar, como por exemplo, ao lado da poltrona ou da cama, pode colocar. Converse com o vendedor da loja sobre a altura ideal para prendê-las, mas lembre-se que se a pessoa idosa for mais alta ou mais baixa que o padrão, as medidas devem ser adaptadas.

Adesivo antiderrapante

Pisos molhados são muito perigosos, pois são escorregadios. Esses adesivos antiderrapantes são vendidos em tiras ou rolos. Colocá-los no chão do banheiro e dentro do box proporciona, juntamente com as barras de apoio, maior segurança e conforto para a pessoa idosa. Não fique preocupado com a estética: hoje em dia, existem fitas transparentes e pretas nas lojas. Outra opção menos segura, mas muito usada em casa para idosos, são os tapetes antiderrapantes para usar nos chuveiros. Mas recomendamos cuidado com esse tipo de solução: eles costumam desgrudar depois de um tempo. A dica é lavar e secar bem o chão do banheiro antes de cada uso.

Cabos e fiação

Aquele monte de fios que temos perto da televisão, do telefone ou do computador? Outro perigo para tropeçar e cair. Use organizadores de fios e cabos para deixar tudo junto e fora do caminho da pessoa idosa.

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto