Saúde

Saúde bucal do idoso: tudo o que você precisa saber

por Madu
6 de julho de 2020

Cuidados especiais evitam doenças graves nas gengivas e perda de dentes

Foto: Monkey Business Images – Shutterstock

As principais recomendações quando o assunto é a saúde bucal do idoso são: a realização da higienização adequada e o acompanhamento periódico com dentistas. Porém, alguns cuidados são importantes. Com o avanço da idade, a boca fica mais sensível e os prejuízos por falta de cuidados podem ser sérios.

Um artigo da Revista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial afirma que “no idoso, as patologias orais mais frequentes são a doença periodontal (nas gengivas) e a cárie dentária, constituindo essas duas situações as principais causas de perda dentária”.

O estudo também revela que “a elevada prevalência e a gravidade da doença periodontal (nas gengivas) em idosos está correlacionada com maus hábitos de higiene oral, que condicionam a acumulação de placa bacteriana”.

Alguns cuidados para a saúde bucal do idoso, pelo dentista Carlos Augusto Di Nardo*

Realizar a higienização correta dos dentes todos os dias com escova macia, creme dental com flúor e fio dental após as refeições.

Escovar a dentadura e não deixar resíduos de alimentos ou de cola. Há no mercado produtos específicos para higienização de dentaduras.

– Escovar a gengiva e o céu da boca com água morna para retirar a cola da dentadura.

Escovar a língua para evitar o mau hálito e acúmulo de bactérias.

Consultar um dentista regularmente.

Causas comuns que afetam a saúde bucal do idoso

– Falta de higienização correta

– Tabagismo

– Consumo de álcool

– Dieta rica em açúcar

– Diabetes

De acordo com o dentista, “esses fatores podem trazer grandes prejuízos aos idosos, pois podem conduzir a alterações funcionais da boca e do organismo como um todo, além de afetar psicologicamente as pessoas”.

Com alguns cuidados simples, é possível aumentar a qualidade de vida e ajudar a manter a saúde bucal do idoso.

*Carlos Augusto Di Nardo (CROSP 65702) é dentista, e possui pós-graduação em implantes e prótese sobre implantes na Escola de Aperfeiçoamento Profissional de Pinheiros – Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – São Paulo.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto