Cuidadores de idosos | Saúde

Saiba identificar os sintomas de um AVC

por Daniela Santilli
10 de janeiro de 2020

Quais os fatores que podem ser determinantes para um AVC? Quais os principais sintomas? Como socorrer?

Foto: Rainer Fuhrmann – Shutterstock

Segundo dados do Ministério da Saúde, 90% dos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) estão ligados a fatores que podem ser modificados, tais como: hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, dieta ruim, obesidade, estresse, tabagismo, diabetes, alcoolismo e doenças cardíacas.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea. É uma doença que acomete mais os homens, e é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações em todo o mundo.

Um dos principais causadores de AVC é a pressão alta. Portanto, alimentar-se melhor e se exercitar podem ajudar na prevenção. Faça exames regulares para prevenir e não apenas remediar.

Os principais sintomas de um AVC são: 

  • confusão mental
  • dormência/formigamento nos braços
  • dificuldade para segurar objetos
  • dores constantes de cabeça 
  • dificuldade para falar

Quando identificar algum desses sintomas, é importante manter a calma, não fazer alarde para a pessoa idosa e chamar por socorro. Ligue para o SAMU, que eles lhe darão a forma correta de agir.

O que fazer? Como socorrer?

Importante lembrar que agir rápido é crucial nesse momento.

Primeiro, mantenha a calma e ajude a pessoa idosa a deitar-se de lado para evitar que engasgue com saliva ou vômito. Coloque uma almofada ou um agasalho para apoiar a cabeça dela. Imediatamente após, ligue para a emergência e peça por socorro ou, caso você tenha condições de transporte, leve-a para um hospital ou pronto-socorro. 

Um AVC não deve ser tratado apenas em casa. O paciente deve ser avaliado imediatamente por profissionais para evitar sequelas. Se for caso de esperar por socorro, sugira à pessoa idosa que respire fundo por diversas vezes e faça a contagem em voz alta para ela ficar atenta a um comando que sabe que a está ajudando, evitando assim que ela entre em pânico. Quanto mais rápido o socorro, maior a chance de não ter maiores riscos.

Fonte:

5 coisas que você precisa saber sobre AVC | Drauzio Varella

AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou derrame – Hospital do Coração

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto