Saúde

Eu preciso usar óculos o tempo todo?

por Madu
28 de agosto de 2020

Cuidar da visão ajuda a evitar quedas e melhora o bem-estar do idoso

Foto: Anna Lurye – Shutterstock

Problemas de visão e de falta de óculos da população idosa são fatores de risco que provocam quedas, fratura e até mortes. Cuidar da visão e usar óculos adequados evita tais problemas e melhora a qualidade de vida. No entanto, é necessário usar óculos o tempo todo?  

A oftalmologista Juliana Pontes* esclarece pontos importantes relacionados à visão, e se idosos com essas dificuldades devem usar óculos o tempo todo.

Principais causas de perda de visão

As principais causas de baixa visão em idosos são catarata, diabetes e degeneração macular relacionada à idade.

Necessidade de usar óculos o tempo todo

Vai depender. Se o problema for só na visão de perto pode usar os óculos só nos momentos de leitura. Se tiver problema para longe também, então o uso é contínuo.

Óculos específicos

Em algumas doenças, podemos usar óculos de auxílio para perto para ajudar nas atividades de leitura ou trabalho.

Quedas

Muitos idosos só percebem ou aceitam o problema quando começam a ter dificuldades em atividades simples do dia a dia, ou quando sofrem algum acidente. Às vezes, os óculos não são suficientes.

Sinais de perda de visão

Os primeiros sinais geralmente são relacionados a dificuldades para atividades comuns do dia a dia.

Consultar um oftalmologista nos primeiros sinais de perda de visão, como dificuldade de ler ou vista embaçada é a indicação para verificação das causas, tratamento e saber se a pessoa terá que usar óculos o tempo todo.

*Juliana Pontes é formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2005. Residência em Oftalmologia pela mesma universidade em 2010. Médica e sócia na Clínica Prisma.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto