Saúde

Dicas de saúde passadas por profissionais de enfermagem

por Madu
30 de julho de 2020

Atenção com medicamentos e segurança na casa são algumas táticas para diminuir riscos de saúde dos idosos

Foto: visivastudio – Shutterstock

Os profissionais de enfermagem são os que rotineiramente acompanham idosos em hospitais, casas de repouso ou residências. Eles proporcionam os cuidados essenciais e garantem que esses cuidados sejam prestados ao paciente e, assim, possuem muitas dicas de saúde.

Ministrar medicamentos, aplicar injeções ou fazer curativos são parte das suas funções. Pelo fato de estarem “na linha de frente” do atendimento, possuem conhecimentos práticos valiosos que podem auxiliar no cuidado da pessoa idosa.

A enfermeira Tatiane Duarte*, que faz atendimento domiciliar, lista alguns cuidados e dicas de saúde para o acompanhamento desse público.

Materiais necessários para atendimento básico

Álcool 70%

Estetoscópio – aparelho para auscultar som vascular, respiratório ou de outra natureza, em qualquer região do corpo

Esfigmomanômetro – aparelho para verificar pressão arterial

Oxímetro – aparelho que mede a quantidade de oxigênio que seu sangue está transportando

Termômetro digital

Glicosímetro – aparelho que mede a glicose no sangue

Tatiane ressalta que cada paciente demanda um tratamento específico, que deve ser adaptado de acordo com sua necessidade, e sugere que esses itens sejam adquiridos em lojas de artigos hospitalares.

Cuidados na casa

Ao envelhecer, os problemas de articulações podem surgir e, com isso,  pode haver dificuldade em se locomover. Portanto, é necessário que haja algumas mudanças na casa, tais como:

– No caso de escadas, manter o corrimão em uma altura adequada, e em ambos os lados

– Evitar colocar tapetes escorregadios e com densidade alta, a fim de evitar tropeções e tombos

– Instalar barras de apoio no box do chuveiro e próximo ao vaso sanitário para evitar que a pessoa idosa se desequilibre ou escorregue

– Se possível, colocar pisos antiderrapantes, que possuem uma superfície mais áspera, que impedem a pessoa de escorregar

– Instalar uma boa iluminação para facilitar a visualização do ambiente. Hoje em dia, existem sensores para colocar no corredor entre o quarto e o banheiro 

Medicamentos e lembretes

– Inserir lembretes no celular do(a) cuidador(a)

– Inserir lembretes em uma “folhinha” ou bloco de notas

Organizar os fármacos em caixinhas com divisórias por dias da semana

– Criar uma planilha de horários e nomes de medicamentos e fixar em locais visíveis, como a geladeira

– Anotar os dias e horários na caixa do próprio medicamento

Apesar de parecerem dicas de saúde redundantes ou repetitivas, são fundamentais para a segurança da pessoa idosa, uma vez que os números de casos de intoxicação por remédios são altos entre essa população.

Tatiane explica que o maior problema é quando o paciente idoso fica sozinho por um determinado tempo e tem que tomar tais medicações. Nesses casos, o indicado é ligar para a pessoa para lembrá-la e conferir se o medicamento foi utilizado.

Dicas de saúde diárias

– Oferecer uma alimentação balanceada e adequada

– A hidratação é fundamental! Caso não tenha o hábito de ingerir água, aconselha-se fazer água aromatizada, com a fruta de preferência

– Atentar à rotina de medicamentos e consultas

– Estimular o convívio social

– Zelar pela segurança da casa para evitar acidentes

– Estimular os idosos a fazerem alongamentos e exercícios aeróbicos, como dançar, respeitando as limitações. Essa prática movimenta um grande número de músculos, trabalha a coordenação, o equilíbrio e é uma excelente opção para relaxar

Dicas de saúde e algumas precauções diárias podem melhorar o bem-estar e qualidade de vida de cuidadores e idosos.

*Tatiane Duarte é enfermeira intensivista. Atua no hospital São Luiz e atende pacientes em domicílio.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto