
o melhor sobre
envelhecer
Entenda o que são cuidados paliativos e por que cresce tanto a escolha por este tratamento. Cuidados paliativos para idosos além de humanizados, incluem questões pessoais, espirituais e familiares
A primeira coisa que temos que entender sobre os cuidados paliativos é que, apesar de terem sua maior projeção no final da vida (por isso falamos em cuidados paliativos para idosos) qualquer pessoa que receba a notícia de portar uma doença grave ou terminal, mesmo que no estágio inicial, pode se beneficiar dos cuidados paliativos. Isso independe da idade.
Cuidados paliativos para idosos devem ajudar pacientes e familiares a passar por todos os processos da doença, com suporte médico e psicológico. Uma pessoa no estágio final da vida, além de muito medo, tem muitas questões para resolver e, quanto mais velha, em tese, mais dificuldades terá, devido aos anos de histórias vividas. Tudo dependerá da história de cada um. Dessa forma, cuidados paliativos para idosos podem ser uma opção reconfortante, partindo do princípio do apoio que o idoso receberá para todas as suas questões, sejam elas de ordem espiritual, social ou familiar. Ao escolher pelos cuidados paliativos logo no início, a equipe clínica poderá ajudar para que todos os envolvidos passem por todas essas etapas de uma forma mais humana.
Doença grave ou terminal é qualquer doença que não tenha cura, apenas tratamento, como um câncer metastático.
Cura, como o nome diz, é que após o tratamento, o paciente não terá mais a doença. Tratamento, significa que a doença não vai deixar de existir, mas que existem tratamentos que podem retardar o seu avanço e dar qualidade de vida ao paciente.
Os cuidados paliativos para idosos, de uma forma ampla, devem cuidar do sofrimento do paciente, seja ele físico, emocional ou social. Talvez essa seja a melhor forma de sintetizar os cuidados paliativos em uma frase.
Tratamento ambulatorial – para pacientes no estágio inicial, que levam a vida normalmente
Tratamento domiciliar – para pacientes que não conseguem ir ao consultório, mas estão bem de saúde e podem viver em casa com segurança
Tratamento hospitalar – para pacientes que precisam de ações médica imediatas. Eles se dirigem a uma enfermaria hospitalar que tem a estrutura hospitalar necessária garantindo dignidade, qualidade e conforto de vida, que é a proposta maior dos médicos paliativistas
No Hospital do Servidor , no Hospital das Clínicas e na Santa Casa. Em hospitais particulares, também costuma haver uma equipe ou um núcleo de cuidados paliativos.
Enquanto houver vida, vale a pena viver.
Apenas pacientes com doenças terminais se beneficiam dos Cuidados Paliativos? – Ana Claudia Quintana Arantes
A morte é um dia que vale a pena viver – Ana Claudia Quintana Arantes
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Eu preciso usar óculos o tempo todo?
Cuidar da visão ajuda a evitar quedas e melhora o bem-estar do idoso
Quais as vitaminas para idosos que não podem faltar?
Vitaminas são suplementos importantes para saúde do idoso, mas deve ser utilizado apenas com indicação médica
Como lidar com pessoas com Alzheimer
Atenção da família e cuidados precoces ajudam a diminuir o avanço da doença