Saúde

Como lidar com aceleração rápida do envelhecimento e acidentes com idosos

por Daniela Santilli
6 de maio de 2020

Acidentes com pessoas idosas podem ficar mais comuns durante o processo de envelhecimento

Foto: Dmytro Zinkevych – Shutterstock

Depois de uma certa idade – pode variar de pessoa para pessoa – o aumento de acidentes com idosos, quedas, esquecimentos e intervenções médicas, como pequenos procedimentos ou cirurgias, podem mostrar que a pessoa idosa está entrando numa fase difícil do processo de envelhecimento. Esse processo pode levar anos, mas deve ser cuidado desde o início, de acordo com a fase em que a pessoa idosa se encontra.

Como aprender a lidar quando ocorrem acidentes com idosos? 

Amigos e familiares não entendem e tampouco sabem como agir, pois a pessoa idosa até então sempre foi ativa, sempre foi a responsável por juntar a família e, de repente, já não o faz mais. Cabe aos familiares, cuidadores e amigos começar a coordenar e manter esses eventos tão importantes para a pessoa idosa.

O almoço de domingo que ela costumava fazer para todos pode continuar com algumas pequenas mudanças, por exemplo, cada um(a) levando um prato e todos(as) ajudando a lavar a louça depois. O importante é manter a sociabilidade e os vínculos para além dos acidentes com idosos que possam ocorrer.

A missa de domingo pode continuar, desde que haja um familiar acompanhando a pessoa idosa. Uma boa sugestão é que, semanalmente, um parente diferente a acompanhe para que não percam o vínculo, e para não sobrecarregar uma única pessoa. Não ajam por obrigação, pois as pessoas idosas percebem!

Leve-a para um passeio de carro, passe pelos lugares que ela frequentava; se possível, pare numa praça. Desça do carro com ela. Sentem-se para ver as árvores e os pássaros. Ouças as histórias que ela tem para contar, sejam boas ou não. Não diminua seus sentimentos, apenas tente aliviá-los quando necessário.

Se cada um se dispuser a dedicar algumas horas da semana com qualidade, essa fase pode ser gostosa e muito afetiva.

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto