Dicas | Saúde

Como é a hidratação na terceira idade?

por Madu
24 de fevereiro de 2020

Beber água é uma ação ainda mais importante para pessoas idosas, pois a falta de água pode ocasionar problemas de saúde

Foto: Christian Chen – Unsplash

Na correria do dia a dia, muitas vezes negligenciamos alguns hábitos de saúde importantes, como beber água. Agora, imagine cuidar da hidratação na vida de outra pessoa? Quem convive com uma pessoa idosa sabe o quão difícil é fazer essa pessoa tomar água! A hidratação na terceira idade é um fator muito importante para garantir a qualidade de vida, e deve ter uma atenção especial porque essas pessoas são mais vulneráveis e desidratam com maior facilidade.

Mas porque a desidratação acontece na terceira idade?

Um estudo da Fiocruz mostra que, com o envelhecimento, existe uma perda de 20% a 30% da água corporal total. Isso pode fazer com que a pessoa idosa sinta menos sede. E por estar sem sede, a pessoa pode acabar ficando, mesmo sem perceber, desidratada.

A falta de água na terceira idade pode ocasionar sintomas como fraqueza muscular, dores de cabeça, irritação sem motivo, desorientação, pele seca e lábio mais ressecado e com menor elasticidade, infecção urinária, entre outros.

O que devemos fazer para evitar a falta de hidratação na terceira idade?

A Sociedade Brasileira de Geriatria recomenda que para uma boa hidratação na terceira idade, o ideal seja ingerir cerca de 1,5 litro de líquido por dia. Existem várias estratégias para que essa meta seja atingida. Separamos algumas para você: 

  • Peça que a pessoa idosa encha uma garrafa de 2 litros de água pela manhã e vá bebendo ao longo do dia. Dessa forma, ela não precisa beber tudo de uma vez. Isso ainda é uma dica visual, pois sempre que olhar a garrafa, irá lembrar do comprometimento com a sua hidratação.
  • Ofereça água! Sempre que possível leve um copo com água para a pessoa beber.
  • A pessoa é fã de tecnologia? Existem alguns aplicativos que podem ajudar nesse lembrete. É possível também criar um alarme no celular da pessoa idosa ou de alguém que mora com ela, de forma que o lembrete sempre toque no mesmo horário do dia.
Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto