Cuidado | Saúde

Benefícios dos pets para idosos

por Daniela Santilli
30 de junho de 2020

Pesquisas revelam os benefícios que pets podem trazer na vida das pessoas idosas. Confira!

Foto: LL_studio – Shutterstock

Estudos mostram que idosos com pets em casa, em sua convivência diária, tendem a ter menos depressão, maior prazer pela vida e vontade de se levantar todos os dias. Conheça os benefícios dos pets para os idosos:

Reduz a sensação de solidão: os pequenos precisam dos cuidados do seu dono e sabem recompensá-lo como ninguém.

Reduz o sedentarismo: dependendo do animal, é preciso levá-lo para caminhadas diárias, ajudando inclusive o idoso a tomar um pouco de sol.

Aumenta a socialização: ao passear com seu pet, é normal que pessoas parem para fazer carinho, perguntar o nome do animal e, a partir daí, pode surgir um simples bate-papo ou até mesmo novas amizades.

Aumenta a sensação de sentir-se útil: o idoso terá uma outra vida dependendo de seus cuidados e atenção.

Estimula que o idoso cuide melhor dele mesmo e da casa: é necessário estar bem para cuidar do seu animal de estimação.

Sabe-se que idosos com pets em casa reportam maior bem-estar físico e psicológico.

Os pets para idosos se tornam rapidamente os seus melhores amigos. É normal ouvir de um idoso que tenha a companhia de um pet que ele está com excelente saúde, e o motivo para isso é que os pets ajudam e muito a diminuir o estresse da vida diária.

Fonte: Angélica Lang Klaussner

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto