Atividades Físicas | Cuidado | Saúde

Benefícios da fisioterapia para idosos

por Daniela Santilli
3 de maio de 2020

A fisioterapia para idosos tem mais de uma função além de proporcionar o envelhecimento com qualidade de vida. Ela trata da recuperação de um acidente ou uma deficiência pontual e também ajuda na prevenção de problemas na capacidade muscular, de locomoção e de equilíbrio

Foto: GagliardiPhotography – Shutterstock

5 principais benefícios da fisioterapia para idosos

1. Preservar a independência e a autonomia 

2. Manter a força física

3. Diminuir as dores

4. Manter ou melhorar o equilíbrio e a coordenação motora

5. Manter a flexibilidade

Uma das funções mais importantes da fisioterapia para os idosos é a função analgésica e/ou anti-inflamatória, que ajuda no tratamento de dores lombares, musculares ou cervicais.

Com o envelhecimento, é comum que a pessoa idosa não consiga realizar alguns movimentos que antes pareciam banais, como trocar de roupa, tomar banho ou amarrar o cadarço do sapato. Parte dessas dificuldades se dão por conta de encurtamentos musculares ocasionados por falta de exercícios e de alongamento.

Sendo assim, a fisioterapia deve ser incentivada e recomendada para garantir à pessoa idosa autonomia por um período maior nessa fase da vida, o que para ela está diretamente relacionado à liberdade.

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto