
o melhor sobre
envelhecer
A fisioterapia para idosos tem mais de uma função além de proporcionar o envelhecimento com qualidade de vida. Ela trata da recuperação de um acidente ou uma deficiência pontual e também ajuda na prevenção de problemas na capacidade muscular, de locomoção e de equilíbrio
1. Preservar a independência e a autonomia
2. Manter a força física
3. Diminuir as dores
4. Manter ou melhorar o equilíbrio e a coordenação motora
5. Manter a flexibilidade
Uma das funções mais importantes da fisioterapia para os idosos é a função analgésica e/ou anti-inflamatória, que ajuda no tratamento de dores lombares, musculares ou cervicais.
Com o envelhecimento, é comum que a pessoa idosa não consiga realizar alguns movimentos que antes pareciam banais, como trocar de roupa, tomar banho ou amarrar o cadarço do sapato. Parte dessas dificuldades se dão por conta de encurtamentos musculares ocasionados por falta de exercícios e de alongamento.
Sendo assim, a fisioterapia deve ser incentivada e recomendada para garantir à pessoa idosa autonomia por um período maior nessa fase da vida, o que para ela está diretamente relacionado à liberdade.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
3 dicas de exercícios na terceira idade
Exercícios simples contribuem para o equilíbrio e a agilidade dos idosos
Yoga para idosos: como funciona e quais os benefícios da prática?
Benefícios para saúde física e mental são os resultados da prática da Yoga
Qual é o meu biotipo físico?
Mudanças no corpo fazem parte do processo natural de envelhecimento e podem ser melhoradas com condicionamento físico