Atividades Físicas | Saúde

Atividades físicas para idosos manterem a mente ativa durante a pandemia do Coronavírus

por Madu
22 de junho de 2020

Com alguns cuidados, é possível realizar exercícios em casa para manter o corpo em movimento e a mente ativa

Foto: Rocketclips, Inc. – Shutterstock

Muitas pessoas deixaram de realizar atividades físicas durante a pandemia. O isolamento, indicado por médicos infectologistas e governos do mundo inteiro , serve para proteger a população e evitar uma crise maior de saúde pública. Porém, precisa ser realizado adequadamente para manter a saúde física e a mente ativa.

Apontados como pessoas do grupo de risco, os idosos devem ter os cuidados redobrados: quanto menor o contato com outras pessoas, menor será o risco de contágio pelo vírus da COVID-19, popularmente conhecido como Coronavírus.  

A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca que pessoas idosas podem desenvolver complicações mais severas da doença, principalmente as respiratórias. A taxa de letalidade apresentada pelo vírus aumenta gradativamente de acordo com a idade.

Diante desse cenário, famílias e lares de terceira idade estabeleceram rotinas diárias mais restritivas para os idosos. Porém, o distanciamento social, aliado ao sedentarismo, pode gerar crises de depressão e piora da saúde. 

Realizar atividades físicas, com acompanhamento especializado, pode contribuir diretamente para melhorar a qualidade de vida e manter a mente ativa. Diversos estudos apontam que pessoas ativas correm menos riscos de desenvolver diversas doenças físicas e mentais.

Além dos benefícios para a saúde do corpo, ter uma rotina de exercícios diminui a ansiedade e o estresse, problemas emocionais que podem ser agravados pelas implicações sociais da pandemia, como o desemprego de amigos e familiares e a falta de perspectiva para o futuro. 

Atividades físicas para fazer em casa e manter a mente ativa


Segundo o professor de educação física Gilson Alves*, os impactos psicológicos do sedentarismo em pessoas da terceira idade são muito frequentes. Ele afirma que “a limitação física aumenta os pensamentos negativos e a percepção de dores que antes a pessoa idosa não sentia”.

Com a pandemia, muitos deixaram de realizar atividades físicas simples e importantes para saúde do corpo e da mente, como caminhar até a padaria, ir ao supermercado ou à farmácia. Com a quarentena, a prática de atividades físicas em casa pode compensar essa perda.   

Gilson orienta que os idosos, antes de iniciarem as atividades, procurem profissionais de educação física de confiança e médicos para fazerem o devido acompanhamento. 

Indicações para realizar exercícios em casa

– Evitar tapetes e pisos escorregadios

– Manter a distância de móveis para evitar acidentes  (principalmente os com cantos pontiagudos)

– Ter outra pessoa por perto para auxiliar em movimentos mais difíceis ou para casos de acidentes

– Acreditar que todos os exercícios são possíveis dentro das suas limitações

– Respeitar as limitações físicas 

Benefícios das atividades físicas 

Os benefícios podem variar de acordo com o histórico de cada pessoa. Os mais comuns são:

– Melhora os níveis de triglicérides e colesterol 

– Ajuda a controlar a pressão arterial

– Diminui as dores e/ou a percepção delas

– Melhora o humor e disposição

– Ajuda a manter a mente ativa

– Contribui para diminuir a ansiedade e o estresse

– Melhora o sono

– Ajuda a socialização com parentes (filhos, netos, etc.)

*Gilson Alves é Educador Físico, pós-graduado com especialização em Fisiologia e Treinamento Personalizado e instrutor de atividades físicas para pessoas de terceira idade

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

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