Você cairia em um golpe contra idosos? Descubra se está preparado para se livrar de armadilhas

Todos acham que jamais cairiam em golpe. Mas a verdade é que ninguém está imune às armadilhas. Faça o teste e descubra se seria facilmente enganado

O mundo está cheio de pessoas mal-intencionadas. E não é de hoje que golpes contra idosos vêm sendo aplicados diariamente. Por isso, é preciso sempre estar atento para evitar que uma ligação aparentemente inocente leve todas as suas economias embora. 

Os golpistas se aproveitam da carência, da vulnerabilidade e da boa vontade para aplicar seus golpes contra idosos. Toda ligação no meio da madrugada precisa ser atendida com uma boa dose de pé atrás e sem desespero para perceber se não é uma armação. 

E não se ache o mais esperto da turma. Muitas pessoas autoconfiantes já caíram em golpes contra idosos. Desconfiar de qualquer boa vontade e qualquer oferta que pareça um lance de sorte nunca é demais. Faça o teste e descubra se você está preparado para se safar dos golpes contra idosos. 

Você se considera uma pessoa…

Seu celular toca de madrugada. Uma pessoa afirma que está com o seu filho e você ouve uma voz ao fundo que lembra a dele. Qual sua reação?

Se perguntam onde estão suas chaves, você…

Você recebe uma ligação dizendo que é do seu banco, dizendo que precisam confirmar alguns dados

Quando você se propõe a cozinhar um prato…

Chega uma papel timbrado para você dizendo que ganhou uma causa na Justiça, mas para receber precisa pagar os honorários de um advogado:

Quando seus amigos e familiares organizam uma festa surpresa para você…

Você atende uma ligação e a pessoa responde falando: “Oi, tio! Oi, tia! Aqui é o seu sobrinho do interior. Estou indo para sua cidade, mas meu carro quebrou no meio do caminho. Você pode me ajudar…”

Você foi ao shopping e estacionou o carro. Na hora de ir embora…

Quando você vai ao banco e uma pessoa se aproxima se dizendo funcionário para ajudá-lo:

Resultado do teste

Atento aos sinais de pessoas mal-intencionadas
Resultado
Você é do tipo

Atento aos sinais de pessoas mal-intencionadas

Parabéns, você está sempre atento aos sinais de pessoas mal-intencionadas. Continue assim e não dê espaço para que oportunistas lhe apliquem golpes. "Sempre Alerta", diz o lema dos escoteiros. E para você não é preciso nem lembrar o velho ditado de que "o seguro morreu de velho".

Como perceber golpes em idosos?

Atento e às vezes distraído
Resultado
Você é do tipo

Atento e às vezes distraído

Embora às vezes se distraia, você costuma estar atento. No entanto, são nessas brechas de atenção que pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar de você. Redobre sempre atenção em ligações e oferta de ajuda de desconhecidos. Lembre-se do ditado: "precaução e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém".

Como perceber golpes em idosos?

 

Poderia cair em um golpe e ser enganado
Resultado
Você é do tipo

Poderia cair em um golpe e ser enganado

Você precisa ficar mais atento. Facilmente poderia cair em um golpe e ser enganado. Nunca revele os seus dados para ninguém que não conhece. E jamais dê trela para desconhecidos ao telefone. Lembre-se do ditado: "quando a esmola é demais, o santo desconfia". 

Como perceber golpes em idosos?