Financeiro | Negócios

Passatempo para idosos: dicas de como escolher um hobbie

por Daniela Santilli
23 de abril de 2020

Que tal aproveitar o envelhecimento para gerar uma renda extra? Aqui vão dicas de como ser produtiva na terceira idade.

Foto: Vinicius “amnx” Amano – Unsplash

Aposentar-se é um sonho de todos. No entanto, ficar em casa sem ocupação, sem produzir ou perder autonomia de ir e vir, pode ser um grande inimigo da pessoa idosa. Por isso, é importante resgatar coisas de que a pessoa goste de fazer ou descobrir novos passatempos para idosos. 

É possível ser uma pessoa produtiva na terceira idade? 

Uma sugestão é procurar por passatempos para idosos que você goste ou já saiba fazer. Quem sabe essa atividade possa se tornar lucrativa? Tudo é uma questão de necessidade, organização e vontade.

Dando dinheiro ou não, vale a pena que a pessoa idosa se atualize, seja pela internet em canais no YouTube ou em cursos que acontecem nos SESCs, SESIs, Igrejas do bairro ou ONGs.

Você já se sente preparado e quer se organizar para de fato abrir um negócio que dê lucro? 

A primeira dica é procurar o Sebrae. 

Lá você vai receber auxílio de como e quanto você deve produzir. Dicas de como cobrar, como vender e de como cuidar das finanças do seu negócio.

Caso não sinta que é momento de abrir um negócio, pois não sabe exatamente o que fazer, busque por inspiração em canais como: YouTube, Facebook, Instagram e Pinterest. Você vai encontrar boas opções para pensar a respeito. Talvez até mesmo chegue à conclusão de que não quer abrir nada. Qual o problema?

Algumas opções que costumam fazer sucesso:

  • Costurar, bordar, tricotar ou crochetar
  • Fazer pães, bolos e sanduíches naturais
  • Pintar, consertar aparelhos (rádios, TVs, máquinas de lavar), pequenos consertos de carros
  • Serviços elétricos
  • Marido de aluguel
  • Lembrancinhas de casamento

Experiência profissional x Experiência de vida

Além disso, existem atualmente diversas empresas abrindo as portas para a terceira idade. Elas estão prontas para aproveitar a sua experiência de anos, mais a disposição e o conhecimento tecnológico dos mais jovens para criar um novo modelo de negócios nos quais todos contribuem com seu melhor. Essa é uma tendência mundial.

Seguem alguns sites de empresas que você pode pesquisar:

MaturiJobs

Unilever

Vagas.com.br

Vivo

Fontes:
IBCC COACHING
SEBRAE


Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto