Financeiro

Pagando as contas da casa: como dividir de maneira justa?

por Brasilprev
27 de agosto de 2020

Como se planejar, mesmo em um momento delicado, para uma melhor saúde financeira?

Foto: Diego Cervo – Shutterstock

Cerca de 53% dos maduros brasileiros pagam a parte majoritária das contas da casa, mesmo morando com familiares mais novos. Quanto menor a renda da família, maior é o índice de desemprego dos jovens, o que dá ainda mais responsabilidade para quem tem uma “renda fixa” com aposentadoria e BPC (Benefício de Prestação Continuada). Muitas vezes, o cidadão na terceira idade é quem economiza para pagar as contas e ainda apoiar os sonhos dos mais novos. Afinal, como lidar com o dinheiro de uma maneira na qual esse cidadão se sinta confortável em apoiar a família, mas não deixe de usá-lo para seus próprios sonhos?  

Os números e os estudos indicam que a situação financeira das famílias brasileiras poderá se agravar bastante devido à crise do coronavírus. Sendo assim, a população que recebe algum tipo de benefício, seja ele do setor público ou privado, se tornará, mesmo que temporariamente, a responsável pela maior parte da renda das casas brasileiras. Mas como equilibrar o orçamento familiar para passar por esse momento e, mesmo assim, não deixar de lado o sonho dos idosos?

A palavra-chave é “planejamento”. Mesmo em um momento delicado, analisar os gastos e buscar alternativas de renda é a chave para passar por qualquer momento difícil. As despesas que podem ser evitadas devem ser cortadas, e todos os membros da família devem se comprometer com o momento, dando segurança e garantia ao maduro de que a situação é temporária.

Com o avanço da tecnologia e acesso à internet, montar um pequeno negócio com vendas por meio das redes sociais ficou super fácil. Que tal colocar o famoso bolo de chocolate, crochê ou até a comida caseira para vender nas plataformas digitais? Assim, a renda “garantida” poderá pagar os gastos fixos e, a renda extra no orçamento, servir como poupança de emergência.

Sobre o autor:

Brasilprev

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto