Economia | Financeiro

Inflação do idoso: o que é e como ela te afeta?

por Paulo Ishimaru
7 de julho de 2020

A inflação do idoso ajuda famílias a organizarem as contas domésticas

Foto: LightField Studios – Shutterstock

A Inflação do Idoso ou Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3I) é uma pesquisa que começou a ser realizada em 2003 pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Ela analisa o orçamento de famílias compostas predominantemente por pessoas com mais de 60 anos de idade.  O IPC-3I acompanha a variação dos preços de produtos e serviços que impactam o custo de vida da população idosa.

A pesquisa divulgada a cada três meses pela FGV é realizada em sete cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Quais os itens avaliados para medir a inflação do idoso?

Alimentação

Habitação

Vestuário

Saúde e Cuidados Pessoais

Educação

Leitura e Recreação

Transportes

Despesas Diversas

Como a inflação do idoso afeta as famílias

Os números apresentados pelo IPC-3I auxiliam as famílias a administrarem suas contas domésticas pois, com a verificação do aumento de preços, por exemplo, o poder de compra é reduzido. As taxas de inflação do idoso também servem de referência para o governo executar políticas públicas nas áreas de saúde e previdência.

O impacto da inflação do idoso ainda é percebido pelas pessoas que têm investimentos financeiros. O empresário Alexandre Inserra* alerta que atualmente, com os rendimentos dos investimentos cada vez menores — devido à queda das taxas de juros — qualquer alta na inflação afeta imensamente a vida das pessoas “principalmente dos aposentados que dependem dessas aplicações para completar a renda familiar, tendo em vista os baixos valores oferecidos aos beneficiários do INSS”.

Acompanhar a inflação do idoso, que pode ser maior ou menor que a inflação geral, propicia que famílias busquem alternativas de compras e reorganização financeira.

*Alexandre Inserra é empresário do ramo de alimentação com MBA em Finanças pelo Insper.

Para saber mais 

Portal IBRE – FGV

Sobre o autor:

Paulo Ishimaru

Profissional de comunicação com formação em Jornalismo e pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios. Cursou Ciências Sociais e acredita que a comunicação, aliada à tecnologia, é uma das grandes ferramentas de transformação social e empresarial. Professor universitário nos cursos de Jornalismo, Marketing e Design.

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