Economia | Financeiro

Há jeitos diferentes de aproveitar o futuro

por Brasilprev
17 de abril de 2020

Para utilizar os benefícios da previdência privada, é importante entender qual é o momento de vida e o objetivo que as pessoas têm ao comprar um plano

FOTO: Micheile Henderson – Unsplash

Um monte de gente acha que são limitadas as formas de utilização do dinheiro do plano de previdência privada: apenas por meio de renda vitalícia ou recebendo uma renda por um prazo definido. É o seu caso? Se sim, você se enganou, pois há também outras formas de se preparar para o futuro – depende dos objetivos e da sua fase de vida.

Sandro Bonfim, superintendente de Produtos da Brasilprev, empresa líder e especialista em previdência, explica que são três essas fases: ativa, desbravadora e calmaria. “Na primeira, a pessoa está focada em novos projetos, como abrir o próprio negócio, e tem ainda muita saúde para concretizá-los. A segunda etapa é menos ativa profissionalmente, e a as prioridades podem ser viagens, aproveitar a família, os amigos e realizar atividades que fortalecem a vida pessoal. Já a terceira fase é marcada por um período menos ativo, em que a atenção se volta à saúde”.

Dados do IBGE apontam que hoje nossa expectativa de vida ao nascer é superior a 76 anos, e esse número só vem aumentando.

Isso impacta diretamente a trajetória de envelhecimento do brasileiro, que até 2060 verá o percentual de pessoas com mais de 65 anos passar dos atuais 9% para 25%. Ou seja, uma em cada quatro pessoas do país estará na famosa “melhor idade”. Sim, é necessário nos prepararmos para os anos que ganhamos com a longevidade, pois mais do que viver por muito tempo, queremos viver melhor, e a previdência privada pode ser usada para esses diferentes momentos. Para exemplificar, a Brasilprev lista três exemplos fictícios de pessoas em períodos distintos, e como elas estão usando a flexibilidade do produto para aproveitar ao máximo os seus projetos de vida.

Imagem: Brasilprev
Imagem: Brasilprev
Imagem: Brasilprev

Entenda de quais formas você pode usar seus recursos

A previdência privada pode oferecer diferentes opções de recebimentos (veja no quadro abaixo), que variam de acordo com o momento de vida – tal como os nossos personagens Maria, João e Joana. Sandro Bonfim conta que, para aproveitar da melhor forma o plano, é importante buscar consultoria. Explica: “Além das diferentes variáveis de um plano de previdência, é necessário que as contribuições sejam revisitadas continuamente para alinhar a quantia acumulada ao padrão de vida e aos objetivos esperados. Por isso, é essencial ter o acompanhamento de uma empresa segura e que ofereça suporte em toda jornada previdenciária. Na Brasilprev nos preocupamos em oferecer essa consultoria aos clientes em todas as fases deste ciclo, acreditamos que este suporte seja essencial para que todos possam realizar em plenitude os seus projetos de vida”.

Imagem: Brasilprev

Sobre o autor:

Brasilprev

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto