
o melhor sobre
envelhecer
Empréstimos podem ser a solução para questões financeiras urgentes ou o início de dívidas indesejáveis
Com o aumento da expectativa de vida, o público de terceira idade é disputado por empresas que não querem perder essa “fatia de mercado”. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de aposentados ou pensionistas da Previdência Social no Brasil era de aproximadamente 30,5 milhões de pessoas em 2019. Como funcionam os empréstimos para idosos?
A aposentadoria, que garante ao beneficiário uma fonte de renda segura, também representa para as instituições financeiras a segurança de empréstimos com baixo risco de inadimplência.
Os empréstimos para idoso são oferecidos de várias formas: Cartão de crédito, limites de cheque especial, empréstimos comuns e financiamentos diversos. Porém, o empréstimo mais comum é o crédito consignado.
Para proteger o público idoso do assédio de instituições financeiras, na cartilha “Direitos do Consumidor Idoso”, desenvolvida pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), há um capítulo exclusivo sobre crédito consignado.
O PROCON define o crédito consignado como “um empréstimo pessoal ou cartão de crédito que pode ser solicitado, dentre outras situações, por quem recebe benefícios do INSS e cujo pagamento de suas mensalidades é descontado diretamente da aposentadoria ou pensão”.
De acordo com o PROCON, apenas 30% do valor que o beneficiário recebe pode ser comprometido com o pagamento das mensalidades. Por exemplo: se alguém recebe por mês R$ 2.000,00 de aposentadoria poderá fazer um empréstimo cuja mensalidade não seja maior que R$ 600,00.
• peça emprestado somente em caso de muita necessidade, pois, sempre que for possível, o ideal é acumular o dinheiro e pagar à vista para não ter que pagar juros ou encargos
Importante! Saiba que é proibida a cobrança de tarifa de abertura de crédito, e que não pode ser exigida a compra de nenhum outro produto ou serviço financeiro – tais como seguro, cartão de crédito e outros – para liberação do empréstimo. Isso é venda casada, prática considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.
Empréstimos para idoso devem seguir a legislação vigente e, em caso de qualquer dúvida ou desconfiança, procure o PROCON ou órgãos de defesa do consumidor.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
O que é o Benefício de Prestação Continuada?
Benefício de um salário mensal mínimo contempla pessoas idosas e pessoas com deficiência comprovada
Empréstimos para idosos: entenda como e quando fazê-lo
Empréstimos podem ser a solução para questões financeiras urgentes ou o início de dívidas indesejáveis
Financeiro sem tabu
Mudar pequenos hábitos financeiros é tão simples e essencial! A diferença, muitas vezes, está nos detalhes das compras do dia a dia!