Financeiro

Como organizar as contas da casa em época de Coronavírus

por Madu
23 de junho de 2020

Organizar as contas da casa é uma atividade que requer atenção. Em uma época de crise, economizar e controlar os gastos é fundamental para evitar dívidas e garantir que o dinheiro seja bem gasto ou aplicado

Foto: Koto Amatsukami – Shutterstock

O controle muitas vezes não é fácil para quem está economicamente ativo, porém, pode ser mais desafiador ainda para pessoas de terceira idade, pois uma grande parcela recebe menos recursos econômicos com a chegada da aposentadoria.

Dicas de como usar o dinheiro

 O blog da previdência do Banco do Brasil listou uma série de dicas que podem auxiliar idosos a controlar melhor as finanças e a organizar as contas da casa.

  • Ter muito cuidado ao contratar um crédito para outra pessoa. É muito comum pessoas mais jovens, inclusive familiares, pedirem ajuda econômica para os idosos, incluindo a solicitação de financiamentos no nome do idoso.  Muitas vezes isso se torna fonte de conflitos e, em alguns casos, pode até mesmo se configurar como exploração financeira.
  • Atenção com propagandas que incentivam consumir mais do que o necessário, elas são feitas para convencer as pessoas de que precisam de produtos ou serviços que não são essenciais para seu bem-estar.
  • Ter em vista os ganhos e os gastos mensais e, assim, poder planejar o consumo.
  • Avaliar as prioridades de consumo e comprar à vista, sempre que possível.
  • Lembrar que economizar e planejar ajuda a cobrir gastos extras e inesperados.
  • Compreender o que é o crédito consignado antes de decidir contratá-lo. Avaliar se a prestação cabe no seu orçamento, se realmente você precisa do dinheiro e se será possível permanecer com a renda reduzida até a quitação total da dívida.

Perguntas para serem feitas antes de gastar

  • Eu quero?
  • Eu preciso?
  • Eu posso?

Se uma das respostas for “não”, melhor não prosseguir com a compra!

Organizar as contas de casa

A pandemia, que afeta famílias do mundo inteiro, acabou com milhões de empregos e aumentou a parcela da população que depende exclusivamente da aposentadoria de pessoas de terceira idade, comprometendo ainda mais suas finanças.

Se a pessoa idosa tiver dificuldades em organizar as contas de casa, é indicado que peça ajuda para alguém de confiança. 

É também importante lembrar que o deslocamento até os bancos e caixas eletrônicos, para realizar pagamentos ou transferências, aumenta o risco de contágio do coronavírus. Por esse motivo, pessoas da terceira idade devem buscar usar outros meios para realizar sua transações bancárias.

Atualmente, a maioria das instituições financeiras possui serviços quer permitem que o cliente faça suas transações via internet. Essa facilidade evita idas às agências e proporciona um controle bem maior das contas bancárias, em relação a épocas passadas.

Com a expectativa de vida cada vez maior, manter o controle e organizar as contas da casa traz tranquilidade e segurança!

Para saber mais

Educação Financeira – SEBRAE

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto