Dicas | Economia | Financeiro

Banco digital: o que é e como ele funciona?

por Madu
4 de agosto de 2020

Instituições financeiras 100% digitais crescem no país e oferecem tarifas e taxas menores que bancos tradicionais

Foto: Rocketclips, Inc. – Shutterstock

Com a maioria das pessoas acessando a internet, o chamado banco digital se torna uma opção mais econômica por conta de suas tarifas e taxas menores que as praticadas por bancos convencionais e, assim, cresce em número de usuários. Mas o que é um banco digital? É um banco como qualquer outro, mas com atendimento 100% online, que por ser feito pelo computador ou aplicativo de celular.

Há bancos digitais que oferecem taxa zero para algumas transações financeiras. Eles também oferecem cartões de crédito, opções de investimento, empréstimos e seguros. A redução de custos operacionais que o banco digital tem por não manter agências físicas e um grande número de funcionários impacta diretamente em tarifas e taxas menores.

O banco digital é seguro?

As atividades dessas instituições financeiras digitais são regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e pelo Banco Central, o que garante a segurança do dinheiro do cliente.

Vantagens do banco digital

  • Facilidade na abertura da conta – para abrir uma conta, basta baixar o aplicativo do banco de preferência em seu celular, fazer o cadastro e ter documentos como CPF e RG em mãos para tirar fotos
  • Taxas e juros menores em transações financeiras  
  • Cartões de crédito sem anuidade (esse ponto pode variar a depender do banco)
  • Possibilidade de fazer investimentos

Apesar de não possuir agências bancárias físicas, o banco digital oferece ao cliente a possibilidade de saque em dinheiro em bancos 24 horas. Há taxas para esses saques, por isso a pesquisa pelas menores taxas é importante para evitar surpresas.

Banco digital: escolha um entre os mais conhecidos

Nubank

Banco Inter

Original

Next

Neon

Agibank

O banco digital pode ser uma alternativa para idosos evitarem filas, exposição a assaltos e locomoção até as agências físicas. Contudo, é importante ressaltar que a pesquisa para a escolha de um banco digital é tão importante quanto para instituições financeiras convencionais.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto