Dicas | Diversão | Entretenimento | Viagens

5 atividades para idosos fazerem fora de casa

por Madu
11 de maio de 2020

Muitas vezes, as pessoas se aposentam ou seus filhos saem de casa e percebem que dedicaram toda a vida para cuidar da família, ter um bom emprego, estar mais para os outros do que para si mesmo(a). Quais hobbies posso ter aproveitando meu bairro e minha cidade?

Foto: Mircea Iancu – Pixabay

A aposentadoria define uma nova fase de vida individual e social. O fato de não ter mais uma rotina fixa diária, o encontro com os colegas de trabalho, faz com que se tenha mais disponibilidade para realizar atividades para idosos dentro e fora de casa. E para aproveitar esse tempo, muita gente acredita que precisa ter ousadia, fazer aquilo que nunca fez antes. Mas, na verdade, o mais prazeroso é fazer aquele desafio simples de que gostamos, mas que nunca pudemos priorizar! 

Aqui listamos algumas atividades para idosos aproveitarem essa fase da vida! 

Grupo de dança

Dançar é uma atividade que une pessoas, é animada e ainda movimenta o corpo. E existe dança para todos os gostos: tango, forró, zumba, dança de salão. Você pode escolher um estilo ou mais de um e procurar um grupo de dança já existente ou mesmo fundar um no seu bairro! Algumas escolas e academias podem fazer parcerias e acolher seu grupo. Se tiver uma pessoa conhecida que tenha experiência, já basta para passar os primeiros passos e guiar uma pequena turma de amigos.

Culinária

Para quem já tem experiência, pode ser uma atividade para idosos aprofundarem os conhecimentos e ousarem novas receitas. Já para aqueles que não têm muita experiência, a culinária é um ótimo exercício para treinar atenção, atividade motora, escrita e memória. Cozinhar é também uma oportunidade de troca. Você pode trocar receitas com outras pessoas, ou mesmo juntar alguns amigos para experimentar algo novo que você tenha produzido!

Grupos de leitura

A leitura é uma daquelas atividades com muitos benefícios para idosos. Além de estimular a memória, a articulação de palavras, aumentar vocabulário e estimular o sonho, ainda pode ser uma boa oportunidade para reunir alguns amigos e criar um clube do livro. Veja como fazer seu grupo de leitura:

  • Escolha um livro de que você gosta
  • Escolha um espaço para o clube
  • Chame alguns ou algumas colegas que você acha que gostariam de participar do clube
  • Combine um horário e local para os encontros
  • Divulgue para que outras pessoas possam se juntar ao clube
  • Aproveitem a experiência!

É importante ter alguém que possa mediar as conversas durante encontro. Essa pessoa irá pensar nas perguntas e também cuidar para que todos os participantes tenham momentos de fala. Vocês podem combinar de não ter um mediador ou mediadora fixo, assim outras pessoas ajudam na escolha dos livros e na organização do clube!

Grupo de jogos

Nos últimos anos, o mercado de jogos está crescendo no Brasil. Existem diversas lojas e espaços que oferecem jogos para grupos aproveitarem de forma gratuita. Jogar um jogo é uma atividade que permite agilidade no raciocínio, criatividade; trabalha competitividade e balanço emocional. As oportunidades são muitas: cartas, tabuleiro, videogame. Por que não aproveitar para aprender com uma pessoa mais nova? Você pode aprender tanto o jogo quanto uma nova tecnologia! Vale trocar com outras pessoas também, relembrando um jogo que era jogado na infância. As ideias de atividades para idosos são muitas!

Grupo de viagem

Viajar é bom, né? E existem diversas agências especializadas em passeios e viagens para pessoas idosas. É importante observar alguns cuidados: se o hotel tem elevador, se haverá um guia nas atividades, se o passeio é seguro e com chão pouco acidentado, por exemplo. Existem destinos para todos os bolsos e vontades de aventura! Vai depender de você e seu grupo, como ir a uma praia, a uma montanha, àquela cidade histórica ou mesmo a um grande centro urbano! Junte alguns amigos, entre em contato com uma agência e caia no mundo!

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto