
o melhor sobre
envelhecer
Como a música pode ser usada no dia a dia para fortalecer vínculo entre avós, filhos e netos.
Imagina que você está em casa ouvindo rádio, quando escuta uma música que traz a você lembranças de um dia da sua infância. Além de nos dar vontade de cantar e dançar, a música ainda tem o poder de nos transportar para diversos momentos, reviver lembranças, sensações e até sentimentos físicos! Ouvir músicas em família pode ser uma poderosa ferramenta para fortalecimento de vínculos.
E por que não usarmos desse contato com a arte para criar novas lembranças e fortalecer vínculos entre pessoas idosas, adultos e jovens? É o que sugere uma pesquisa da Universidade do Arizona, que percebeu que uma criança que teve experiências com músicas em família tende a sentir que o relacionamento entre eles na fase adulta é melhor.
Os pesquisadores encontraram duas respostas para correlação positiva entre a presença da música e uma melhor convivência: a primeira é a coordenação, pois ao fazerem atividades juntas, as pessoas fazem as atividades de forma sincronizada, ou seja, seus corpos se movem no ritmo da música, criando uma conexão entre o jovem e o adulto. A segunda é a empatia, pois ao ouvir, podemos criar sentimentos empáticos pela pessoa que está escutando música ao nosso lado.
A música pode ser uma potente ferramenta de fortalecimento de vínculo com as pessoas idosas!
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Séries sobre envelhecimento
Veja aqui 5 dicas de séries que tratam sobre envelhecimento!
Filmes sobre envelhecer: amor, relacionamentos, doenças, medos e tabus
Separamos 15 dicas de filmes que tratam do envelhecer!
Idosos na internet: devo divulgar meus talentos?
Atriz, avó e um sucesso nas redes sociais, Lilian Blanc fala sobre sua carreira e como os idosos podem usar a internet