Entretenimento

Os benefícios da leitura: como aproximar avós, filhos e netos

por Madu
2 de abril de 2020

Como aproveitar a leitura como uma ferramenta para fortalecer vínculo entre avós, filhos e netos

Ler um livro é uma atividade que pode fortalecer o vínculo entre pessoas de diferentes gerações. Os benefícios da leitura com uma pessoa idosa, além de enriquecer o vocabulário, exercitar a imaginação e o raciocínio, ainda pode preservar por mais tempo as funções cognitivas frente ao envelhecimento, segundo estudo publicado pela Journal Neurology.

Nesse estudo, as pessoas idosas que exercitaram suas mentes com mais frequência, com exercícios como a leitura, tiveram menor declínio cognitivo ao envelhecer. Mas como criar esse hábito com a pessoa idosa?

Entendi os benefícios da leitura, mas como criar esse hábito?

Existem algumas estratégias que podem ser adotadas para criar um hábito e estimular a leitura. Umas delas é criar uma roda de leitura entre diferentes pessoas. 

Pode-se fundar um clube do livro, em que as pessoas idosas vizinhas, ou que frequentam um mesmo lugar, podem se encontrar para ler um trecho do livro, ou mesmo discutir um trecho que já tenham lido em casa. 

Um outro benefício da leitura é a identificação com alguma característica ou situação pela qual o sujeito do livro esteja passando. Dessa forma, é possível fazer associações e trazer exemplos do dia a dia para a conversa. 

Além disso, apreciar um livro pode trazer outros benefícios para a pessoa idosa:

  • estimular a memória, ao recontar um trecho do livro lido
  • trabalhar a articulação de palavras, quando lido em voz alta ou mesmo expressando o sentimento vivido durante a leitura
  • trazer novas visões de mundo e conhecer diferentes pessoas, gerando maior sentimento de empatia
  • alimentar sonhos, pois a leitura permite o exercício da imaginação e criatividade ao pensar em cada um dos cenários que a história está desenvolvendo

Como diria o romancista André Maurois: “a leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.”

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto