Dicas | Diversão | Entretenimento

Dicas de 3 filmes para idosos

por Madu
25 de março de 2020

Quais filmes são interessantes e que tratam dos desafios e oportunidades da pessoa idosa de forma lúdica.

Foto: Denise Jans – Unsplash

Vamos ver um filme? Essa frase é muito convidativa! Ir ao cinema ou ver um filme em casa mesmo é uma ótima atividade para ser feita em qualquer companhia. Ele funciona para passar o tempo sozinho, com aquela pessoa que você escolheu para dividir a vida, ou mesmo como uma chance de ter um momento mais próximo da família e amigos! E que tal filmes para idosos e familiares passarem um tempo juntos?

Um filme também traz diversos benefícios à saúde mental, porque permite reconhecimento e reflexões sobre o que foi visto. Você pode conversar com alguém e trocar experiências de vida relacionadas à história a que assistiu.

Além disso, filmes para idosos podem despertar diferentes reações emocionais. Sabe quando aquele personagem está passando por uma situação parecida com a sua? Como será que ele sai dessa? Quem sabe o cinema não pode ser uma importante chave para reconhecer sensações e emoções? 

Então, separamos aqui algumas dicas e também o convite para ver um bom filme, seja sozinho(a), seja com companhia!

Filmes para idosos: dicas para assistir

Cartaz do filme Amour (2012).

AMOR (2012)

Direção: Michael Haneke

Campeão em Cannes (Palma de Ouro em 2012) e no Oscar (Melhor Filme Estrangeiro em 2013), é uma grande história de amor entre o casal Georges e Anne. Mas ele não é uma história de amor tradicional, com leves conflitos e aquele esperado final feliz! O filme aborda de uma maneira muito íntima o lento processo de degeneração física e mental de Anne. Ela e seu marido Georges, ambos ex-professores de música, moram sozinhos e Georges vê sua rotina ser totalmente dedicada às necessidade da mulher.

Cartaz do filme UP! Altas aventuras (2009).

Up – Altas Aventuras (2009)

Direção: Pete Docter

Uma animação que conta as aventuras e a amizade não esperada entre Carl, um idoso viúvo que ao envelhecer está cada vez mais tentando se isolar da sociedade, e Russel, um garoto de 8 anos, escoteiro que insiste em ficar ao lado do seu mais novo amigo! No filme, o Carl tem um conflito com um empresário que está interessado em demolir sua casa para construir um prédio. Carl decide fugir, mas o que não esperava era ter que levar Russel junto. A partir daí começa uma grande história de aventura e amizade entre os dois. 

Cartaz do filme Philomena (2013).

Philomena (2013)

Direção: Stephen Frears

Philomena é uma história de uma idosa em busca do seu filho, Anthony. Eles foram separados quando ele ainda era muito pequeno. Ao viajar para os Estados Unidos, ela conhece um jornalista que a ajuda nessa busca. O filme traz muitas reflexões sobre religião e sexo, temas que são difíceis de serem abordados!

Aproveitem!

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto