Dicas | Diversão | Entretenimento

Diversão: 5 podcasts para idosos

por Madu
21 de julho de 2020

Os podcasts apresentam conteúdos de entretenimento, cultura e lazer como programas de rádio que podem ser ouvidos a qualquer hora

Foto: DisobeyArt – Shutterstock

Com a democratização da internet, o consumo de informações on-line cresce a cada ano. Sites, aplicativos e redes sociais fazem parte tanto do vocabulário como do dia a dia das pessoas. Dentre as formas de acesso à informação, os podcasts para idosos têm ganhado destaque. 

No relatório financeiro de 2019 da Spotify, uma plataforma que além de músicas possui mais de 700.000 títulos de podcasts, informou que continuam “a ver um crescimento exponencial no consumo do serviço. Mais de 16% dos usuários agora se envolvem com conteúdo de podcast, e as horas de consumo no quarto trimestre cresceram quase 200%”.

Afinal, o que são podcasts? São arquivos de áudio parecidos com programas de rádio tradicionais, com a vantagem de poderem ser escutados a qualquer hora e em qualquer lugar!  

Confira 5 podcasts para idosos

1 – Conselho do Idoso em Pauta é um podcast do Grupo Tellus, com entrevistas sobre temas diversos, relacionados aos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa no Brasil, ao envelhecimento e à participação social.

2 – No podcast Coisas Sobre Você, Bianca Oliveira traz temas relacionados a bem-estar, saúde mental, física e espiritual.

3 – Produzido pelo Grupo Globo, o podcast Bem Estar possui áudios exclusivos e reproduções de matérias do portal G1.

4 – DrauzioCast apresenta conteúdos de saúde produzidos pelo médico Dráuzio Varella.

5 – O podcast Aptare sempre tem convidados especiais, e trata de forma descontraída temas da terceira idade.

Onde escutar podcasts para idosos?

Alguns produtores de podcasts disponibilizam os arquivos de áudio em seus sites e outros em plataformas de reprodução. As mais conhecidas são: Spotify, Castbox, Google Podcasts, Apple Podcasts ou Deezer.

Os podcasts para idosos podem ser a oportunidade para pessoa idosa conhecer milhares de canais de jornalismo, cultura e lazer que essa nova ferramenta oferece.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto