Diversão | Entretenimento

Amizade na terceira idade, um bem precioso

por Madu
23 de abril de 2020

Se para crianças, jovens e adultos a amizade é tão importante, essa realidade não é diferente na terceira idade. E para pessoas idosas, ter amizades ainda pode significar trazer benefícios para a saúde.

Foto: Eberhard Grossgasteiger – Unsplash

Todas e todos nós sabemos da importância de ter amigos. Ter uma amizade na terceira idade pode trazer diversos benefícios para saúde, além de gerar possibilidades de se sentir reconhecido por um grupo que você admira.

O que amizade na terceira idade tem a ver com saúde?

Uma pesquisa publicada pelo Plos Medicine revelou que ter uma vida social aos 60 anos pode reduzir em até 12% o risco de demência, além de ajudar na performance cognitiva das pessoas idosas. A sensação de solidão, para essa população, pode potencializar o desenvolvimento de doenças como Alzheimer, demência, doença de Parkinson, problemas cardiovasculares e, principalmente, depressão. 

Ter uma vida social aos 60 anos pode reduzir em até 12% o risco de demência, além de ajudar na performance cognitiva das pessoas idosas

Em entrevista para o G1, a neuropsicologista Rita Miranda afirmou que a amizade na terceira idade é importante para a saúde e para o bem-estar. A especialista explica:

“Psicologicamente falando, eles ficam com a mente mais aberta, mais espontâneos, mais livres para poder vivenciar o que eles desejam. Eu acredito que eles criam motivação para enfrentar qualquer doença ou dificuldade que possam ter.”

Rita Miranda

Onde posso fazer amigos na terceira idade?

A idade não impede que você conheça novos amigos de idades parecidas, mais velhos e até mesmo mais novos. Além de estar aberto para conhecer e interagir com novas pessoas, é possível frequentar espaços voltados para pessoas que estão abertas para novas amizades. Inclusive, os equipamentos públicos de assistência social destinados às pessoas idosas – como os Núcleos de Convivência – oferecem atividades como crochê, pintura em tecido, ginástica, dança e jogos, no intuito de promover o encontro e a socialização dessa população.

Algumas opções de lugares para socialização podem ser encontrados na matéria Lugares legais para ir com a pessoa idosa, de Daniela Santilli.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto