Dicas | Saúde

Opções de app de leitura para pessoas com problemas de visão

por Daniela Santilli
11 de agosto de 2020

A deficiência visual impossibilita que milhares de pessoas tenham uma vida ativa seja profissional ou socialmente na internet. Em um mundo tão tecnológico, será que não existe um app de leitura que ajuda a resolver essas limitações?

Foto: Diego Cervo – Shutterstock

A seguir, uma lista de apps de leitura  que podem dar uma força para pessoas com essa deficiência:

Google BrailleBack – app de leitura desenvolvido pelo Google, ajuda pessoas com deficiência visual a terem uma experiência combinada de braile com falas para compreender o que está na tela do celular. Para facilitar as tarefas nele, também é possível utilizar teclados em braile para interagir com o aplicativo. Disponível na Play Store.

Be My Eyes – esse app permite que qualquer pessoa possa emprestar sua visão por alguns minutos. O app é gratuito e funciona como um sistema de câmera que conecta portadores de deficiência visual com voluntários, e permite qu,e por meio da fala e da imagem, problemas como identificar locais, fotos ou, por exemplo, o que diz uma placa ou data de validade de um produto sejam resolvidos fácil e rapidamente. Disponível na Play Store e App Store.

eSSENTIAL Accessibility o eSSENTIAL Accessibility é uma tecnologia assistida para computadores pessoais, que auxilia os usuários com dificuldades de controlar o mouse, de usar o teclado ou de ler na tela. Na prática, funciona como um navegador com recursos de acessibilidade, permitindo, por exemplo, controlar o cursor com movimentos do rosto e comandos de voz, dentre outras alternativas para mouse. O navegador pode ser baixado gratuitamente nos sites das empresas da coalizão eSSENTIAL Accessibility. Windows, Mac.

Seeing AI – o Seeing AI é um app de leitura gratuito da Microsoft, que utiliza a câmera do smartphone e a inteligência artificial para descrever pessoas, textos e objetos para quem tem deficiência visual. Disponível na App Store.

Eye-D – esse aplicativo serve para fazer com que pessoas com deficiências visuais possam identificar seus arredores ao sair na rua, de um jeito simples e rápido. Os textos são convertidos em falas e o aplicativo é gratuito. Disponível na Play Store.

Ubook – por menos de R$ 20,00 por mês, o UBook disponibiliza mais de 400 mil audiolivros em seu catálogo. As obras podem ser encontradas em diversos gêneros literários, o que facilita muito o acesso de pessoas com deficiência visual a livros na Internet. Disponível na Play StoreApp Store.

Envision o app fala com o usuário, descrevendo o mundo ao seu redor: cores, fisionomias, paisagens, além de realizar a leitura de textos. As ferramentas de Reconhecimento de Texto da Envision podem ler qualquer tipo de texto, em qualquer superfície, em mais de 60 idiomas: leia o texto instantaneamente, leia texto manuscrito e leia documentos. Disponível na Play Store e App Store.

Acessibilidade – CittaMobio CittaMobi é um app de leitura para ajudar com o transporte público. Você pode selecionar a linha que quer monitorar em um ponto de ônibus específico, e ele fala quanto tempo falta para o ônibus chegar naquele ponto e, assim, te ajuda a saber quando o ônibus está chegando. Disponível na App Store e Play Store.

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto