
o melhor sobre
envelhecer
A busca pela longevidade melhora a qualidade de vida da população de terceira idade
Com o avanço da medicina e condições socioeconômicas, a expectativa de vida das pessoas aumentou de forma exponencial. A Divisão de População da ONU estima que o número de pessoas centenárias no planeta vai crescer aproximadamente 6 vezes nesse século, chegando a 26 milhões em 2100. Iremos chegar aos 100 anos!
Em 2015, os 5 países com maior número de centenários por 100 mil habitantes eram: Japão (48), Italia (41), Uruguai (34), Chile (31) e França (31). Entre essas pessoas, a proporção de mulheres era de 80%!
Há vários estudos indicando quais fatores levam o ser humano a chegar aos 100 anos. Variáveis genéticas ou mesmo sociais são citadas como importantes para ter longevidade e um envelhecimento saudável.
O médico Wilson Jacob Filho, professor titular da disciplina de geriatria e diretor do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, em artigo intitulado “Fatores determinantes do envelhecimento saudável”, enumera ações para reduzir a morbimortalidade e tornar o envelhecimento uma fase saudável do humano.
1. Realizar a Avaliação Global do Idoso – AGI (acompanhamento médico que traça o perfil físico, social, cognitivo e até emocional do paciente)
2. Estimular atividade física regular
3. Mudar hábitos deletérios (como eliminar o cigarro e o bebida alcóolica)
4. Alimentar-se adequadamente de acordo com a necessidade do idoso
5. Postergar o início das doenças – prevenção precoce de doenças
6. Usar criteriosamente fármacos (medicamentos)
7. Compensar as limitações (melhorar as condições dos que já apresentam doenças crônicas)
8. Prevenir acidentes e traumas (principalmente os domésticos)
9. Manter os papéis sociais: continuar a se manifestar pelo voto, opinar em reuniões e discussões familiares, contribuindo para as tomadas de decisão ou para a execução de trabalhos adequadamente escolhidos são exemplos importantes da manutenção da cidadania e da ampliação do desempenho social
10. Ampliar a rede de suporte social (relações socioafetivas de familiares, amigos e círculos sociais)
A pessoa pode não chegar aos 100 anos, mas as mudanças de hábitos que ela realiza para alcançar esse objetivo contribuirão diretamente para ter um envelhecimento saudável.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como o Brasil poderia ser uma blue zone para idosos?
Cuidar da espiritualidade, se alimentar bem e diminuir o stress são alguns dos comportamentos para viver mais e melhor adotados por pessoas que vivem nas Blue Zones
Autonomia na terceira idade: como comunicar minhas decisões
Comunicação e respeito pelas escolhas dos idosos devem orientar relações familiares
Idosos na internet: devo divulgar meus talentos?
Atriz, avó e um sucesso nas redes sociais, Lilian Blanc fala sobre sua carreira e como os idosos podem usar a internet