Aprendizado | Dicas

Livros para a terceira idade

por Daniela Santilli
22 de julho de 2020

Criar o hábito de ler é mais fácil do que parece! Veja aqui algumas dicas de como começar

Foto: Rocketclips, Inc – Shutterstock

O que são livros para a terceira idade? O importante é ler, independente se um clássico, um best seller, poesia, biografia, ficção, romance, revista ou receita de bolo. Ler faz bem para a alma, ajuda a prevenir demências (ao melhorar as sinapses que ocorrem entre os neurônios), trabalha a memória, amplia a cultura e conhecimentos gerais, melhora a língua escrita e falada, enfim, faz bem para tudo.

Todo mundo sabe que ler é bom, mas como é possível criar o hábito de ler na terceira idade? Vamos por partes: 

  • A primeira e mais importante dica é ler todos os dias. Comece com 5 minutos, aumente para 10 e assim por diante.
  • Crie o seu “cantinho de leitura”: pegue uma mesinha pequena, coloque um abajur, uma poltrona, faça um chá ou um café, uma manta para dias frios e pronto! Você criou um clima propício para começar a gostar de ler. Escolha momentos que ninguém vá te incomodar ou avise que precisa desses minutos sem ser incomodada(o).

Pronto, acabou de descobrir o que são livros para a terceira idade! O clima, o ambiente e a curiosidade por drama, policial, romance, grandes clássicos, biografia, ficção, história, política, religião, espiritualidade, auto ajuda e até gibi. Agora é viajar e viver as histórias e aventuras de outra pessoa.

#ficadica Para pessoas com dificuldade visual, existem diversos tipos de lupa para ajudar:

Lupa de alto contraste

Lupa de mesa

Lupa régua

Lupa de mão

Lupa eletrônica

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto