Aprendizado | Cuidado | Dicas

Como organizar as tarefas domésticas em família

por Madu
30 de julho de 2020

Determinar funções para cada membro da família na organização doméstica diminui o estresse e melhora a qualidade de vida

Foto: Dmytro Zinkevych – Shutterstock

Com as novas configurações de família, tendo mulheres e homens no mercado de trabalho, a divisão de tarefas domésticas em família para organização da casa é uma prática cada dia mais comum. Todos assumem funções que antes eram atribuídas às mulheres.

Entretanto, idosos que vivem com parentes podem se sobrecarregar com múltiplas tarefas. É o que afirma a organizadora de residências, Camilla Capone*. 

“Acredito que os idosos fiquem sobrecarregados pelo fato da responsabilidade dobrada. Além de manter a rotina doméstica, participam da educação e desenvolvimento dos filhos e netos”.

Para Camilla, em geral, o integrante da família que não trabalha fora de casa acaba assumindo mais tarefas, porém ela lembra que “o trabalho doméstico é cansativo como qualquer outro”.

Camilla aponta que a tranquilidade e o ganho de tempo são os principais benefícios da organização doméstica no dia a dia. “A organização das tarefas domésticas em família nos ajuda a evitar o estresse, o cansaço físico e mental, o retrabalho, a comunicação entre os parentes. É sempre importante que cada integrante da família tenha a sua função e ajude na organização da casa”.

Dicas para execução das tarefas domésticas em família, segundo Camilla

1 – É importante que cada integrante da família tenha a sua função preestabelecida, e que seja responsável por um ambiente da casa

2 – No caso das crianças, incentive que recolham os brinquedos e os guardem no mesmo lugar; determine um ambiente para a brincadeira para que não fiquem espalhados pela casa

3 – Os pré-adolescentes e adolescentes devem colocar e retirar os pratos e talheres da mesa que foi posta para as refeições. Faça com que participem na elaboração das refeições também

4 – Em todos os casos, estabeleça um lugar limpo e organizado de estudos ou de trabalho. Determine tempo de início e fim para cada tarefa e, caso não conclua, anote e termine no dia seguinte

5 – Tente acordar e fazer as refeições nos mesmos horários

6 – Um dia antes, tente programar as tarefas do dia seguinte

7 – Não crie um roteiro ou passo a passo, porque as pessoas pensam e agem de forma diferente. Algumas preferem iniciar as tarefas logo nos primeiros horários da manhã, e outras as executam melhor no final da tarde

A organização e distribuição das tarefas domésticas em família melhora a qualidade de vida de todos, inclusive dos idosos.

*Camilla Capone é administradora de empresas, proprietária da Capone Organizzare, especializada em organização de residências e planejamento de mudança.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto