Dicas

Como envelhecer com saúde e disposição?

por Madu
11 de agosto de 2020

Envolvimento social e atividades físicas são fatores importantes para envelhecer de forma saudável

Foto: wavebreakmedia – Shutterstock

Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), além dos fatores genéricos, há fatores que influenciam o envelhecimento de maneira saudável, e que estão ligados “ao ambiente físico e social em que vivem os idosos, incluindo suas casas, bairros e comunidades, e suas características pessoais: sexo, etnia ou status socioeconômico”. 

A organização também cita que a prática de exercícios físicos, para manter a massa muscular,e uma alimentação nutritiva podem auxiliar a manter a mente ativa, retardar a dependência de outras pessoas e reverter a fragilidade.

Para completar as informações da OPAS, a educadora física Walkiria Gomes de Moraes afirma que envelhecimento é uma ação contínua, que traz consigo declínios progressivos de todos os processos fisiológicos, psicológicos e que também afeta o comportamento social. Porém, esse processo de envelhecimento pode ocorrer de forma saudável. Walkiria explica que a “saúde pode ser compreendida atualmente como o bem-estar físico, psicológico, social e espiritual do indivíduo”.

Dicas de como envelhecer com saúde e disposição

1 – Consulte um médico periodicamente para saber como está sua saúde

2 – Pratique atividade física em casa ou ao ar livre

3 – Fuja do sedentarismo e mantenha-se ativo

4 – Mantenha a mente em constante trabalho, seja jogando ou lendo

5 – Socialize, mesmo que você seja mais introspectivo, busque conversar ou mesmo visitar pessoas dentro do seu círculo de amizades

6 – Cuide da sua saúde mental, faça o que lhe faz bem

7 – Cuide da sua higiene bucal

8 – Cuide da sua autoestima

O tema “como envelhecer” é tratado atualmente de forma multidisciplinar. Chegar a essa etapa da vida com disposição, os fatores sociais, físicos, psicológicos ou genéticos também devem ter atenção do idoso.

*Walkiria Gomes de Moraes é graduada em educação física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestra em Ciências da saúde pela (UNIFESP), pesquisadora em esporte para pessoas com deficiência, e em exercício físico e envelhecimento, além de especialista em atividade física, exercício físico e envelhecimento

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto