Dicas

10 dicas para mais qualidade de vida na terceira idade

por Madu
11 de agosto de 2020

Para os idosos, exercícios, vida social ativa e saúde emocional são os principais fatores que influenciam na qualidade de vida

Foto: Erickson Stock – Shutterstock

Um estudo realizado pela Universidade de Campinas (UNICAMP), em parceria com a americana Kansas University Medical Center, examinou a definição de qualidade de vida na terceira idade, segundo a percepção da própria população idosa.

O trabalho, que contou com 501 pessoas entrevistadas com idade entre 60 e 93 anos, identificou que há várias formas de perceber a qualidade de vida na terceira idade, e apresentou 29 categorias sobre envelhecimento saudável identificadas nas respostas dos entrevistados.

Para os idosos, os fatores que mais impactam em sua qualidade de vida, são:

  • Saúde física (53%)
  • Saúde social (46%)
  • Saúde emocional (37%)
  • Alimentação/exercícios (36%)
  • Evitar fatores de risco (19%)
  • Atividades gerais (18%)
  • Aceitação dessa fase (18%)
  • Ter fé, espiritualidade (15%)

Diante desses números, é possível indicar atividades que estejam correlacionadas aos fatores apontados na pesquisa. A educadora física Walkiria Gomes de Moraes* lista uma série de atividades que podem auxiliar idosos terem uma boa qualidade de vida na terceira idade.

10 dicas para mais qualidade de vida na terceira idade

1 – Praticar exercícios físicos  

Essa atividade pode ser feita num período curto de tempo durante do dia. A atividade física utiliza de 1 a 2% só do seu dia, então, procure realizar, desde uma caminhada até sentar-se no sofá e levantar-se enquanto assiste TV.

2 – Realizar alongamentos 

A população idosa perde bastante mobilidade e flexibilidade, por isso é importante fazer alongamentos fáceis, como esticar a perna, tentar coçar a perna com a mão, ou mesmo, se espreguiçar se alongando.

3 – Realizar atividades sociais 

A atividade social conta muito, uma vez que o idoso muitas vezes se sente isolado sozinho. O contato pode ser realizado via telefone.

4 – Introduzir a tecnologia no dia a dia 

Utilizar a tecnologia para conversar por vídeo chamada. Uma boa ideia é convidar uma amiga ou um amigo para fazerem o exercício físico juntos.

5 – Evitar fatores de risco 

Encontrar um local seguro dentro de casa, onde tenha sol e luz para fazer exercícios, principalmente durante o período de pandemia.

6 – Realizar atividades de baixo impacto 

O idoso tem a tendência de perda da massa muscular, portanto, mesmo dentro de casa, ele pode fazer exercício físico, como utilizar garrafinhas de água e fazer movimentos, tais como: pegar a garrafinha, levar até a boca e pôr na mesa, e fazer isso de uma forma contínua.

7 – Cuidar da saúde emocional e espiritual 

Fazer meditação, aprender a respirar melhor, de forma a trabalhar a mente para trazer pensamentos positivos.

8 – Ter uma alimentação equilibrada 

Deixar o prato com alimentos mais coloridos, inserindo mais verduras, legumes e frutas na alimentação.

9 – Se hidratar mais 

Deixar uma garrafa de água por perto para não esquecer de se hidratar

10 – Fazer o que faz você feliz 

Buscar se relacionar socialmente. Durante o período de isolamento social, se for possível, converse com amigos e parentes por telefone. Converse, troque fotos. Quando temos alguém com quem podemos compartilhar as nossas vivências, nos sentimos estimulados.  Pratique hobbies, troque receitas e aproveite o tempo com atividades positivas. 

*Walkiria Gomes de Moraes é graduada em educação física pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP),  mestra em Ciências da saúde pela (UNIFESP), pesquisadora em esporte para pessoas com deficiência, e em exercício físico e envelhecimento, além de  especialista em atividade física, exercício físico e envelhecimento

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto