Cidadania | Cuidadores de idosos

Orientações para instituições de longa permanência para idosos na prevenção contra COVID-19

por Madu
18 de maio de 2020

Se você frequenta ou trabalha em uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), veja aqui as orientações publicadas para conter o contágio do coronavírus!

Foto: Diego Cervo – Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) publicou orientações voltadas para instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) para evitar infeções causadas pelo coronavírus.

Desde o início da pandemia, sabe-se que o vírus apresenta alta letalidade na população com 60 anos ou mais e, por essa razão, é de extrema importância que familiares, cuidadores de idosos e pessoas que trabalham atendendo esse público estejam cientes das medidas de precaução a serem tomadas. Ainda mais em se tratando da população residente em ILPIs, que possui níveis variados de dependência e necessidades complexas.

As orientações da ANVISA tratam dos seguintes temas: assistência (como higienização das mãos e ambientes),  cuidados e limpeza (descarte de lixo, cuidados ao tossir), vacinação e visitas

Segue abaixo algumas recomendações que devem ser seguidas por esses equipamentos:

  1. Realizar a avaliação e o monitoramento periódico de todos os residentes
  2. Higienizar as mãos. Orientar e estimular a higiene, mas também disponibilizar álcool gel nas áreas comuns do equipamento, bem como água e sabonete líquido nos banheiros e cozinhas
  3. Orientar a etiqueta da tosse e a higiene respiratória
  4. Limpar e desinfetar as superfícies, utensílios e produtos utilizados pelos residentes
  5. Certificar-se de que os idosos, profissionais e cuidadores da ILPI estejam com todas as vacinas em dia
  6. Repensar o fluxo de visitantes e os cuidados a serem tomados no momento das visitas

Para saber mais, confira a Nota Técnica na íntegra. 

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto