
o melhor sobre
envelhecer
Muita gente tem medo de médico desde pequeno. Quando idoso, fazer um acompanhamento periódico ou resolver um problema de saúde começa a ser cada vez mais necessário. Como lidar com situações que o idoso “foge” do médico?
Isso costuma acontecer mais durante o começo do envelhecimento. É muito comum que pessoas idosas não queiram ir ao médico o tempo todo.
Caso a pessoa idosa se recuse a ir ao médico, a primeira sugestão é o atendimento domiciliar, que voltou à moda, principalmente para pessoas idosas. Pode ser um pouco mais caro, mas em muitos casos é a única solução. Se seu médico não faz esse tipo de atendimento, tente o atendimento virtual, que cresceu muito nos tempos de COVID-19. Marque uma consulta por vídeo, em que médico e paciente possam ver um ao outro para conversar. De preferência, permaneça junto ao idoso durante a consulta, e faça anotações para não esquecer as recomendações passadas pelo médico.
Se possível, grave a consulta para não se esquecer de nada do que foi falado.
Se nenhuma das opções acima der certo, insista em levar a pessoa idosa ao médico. Se ela não está preocupada com a própria saúde, diga que você está, como também está sofrendo por ela. Que ela ao menos se consulte para que você não sofra.
Agora, se você é a pessoa idosa, por favor, não deixe as pessoas que amam você sofrerem. Receba esse amor e aproveite. Organize-se para ir ao médico quando necessário! Cuide-se!
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como falar com idoso na minha família?
A comunicação não violenta favorece a harmonia e o vínculo familiar
Como estimular a memória do idoso?
Relembrar pessoas e momentos com os idosos auxilia na manutenção da memória
Como lidar com a solidão?
Se envolver com atividades sociais e físicas são formas que evitar o isolamento social