
o melhor sobre
envelhecer
Durante o processo de envelhecimento, ocorrem diversas transformações físicas, psíquicas e biológicas no indivíduo. Uma delas, bastante conhecida, é a insônia. Quais as causas desse distúrbio e o que pode ser feito para solucionar ou amenizar?
Durante o processo de envelhecimento, diversas transformações físicas, psíquicas e biológicas acontecem nas pessoas. Uma transformação bastante comum é a insônia na terceira idade, distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.
Existem diversos motivos para se dormir mal. Entre eles, problemas pessoais, econômicos, a falta de ocupação durante o dia, algumas vezes relacionado à aposentadoria, ao uso de medicamentos, à obesidade, a doenças crônicas, como diabetes, asma, apneia do sono, entre outras.
A primeira coisa a ser feita é fazer um esforço para ter atividades físicas e psíquicas durante o dia. Essas ações podem ser simples, como limpar a casa, cuidar do jardim, fazer as coisas de rua (ir ao mercado, à farmácia ou resolver qualquer outra pendência), consertar alguma coisa, enfim, se ocupar. É preciso usar energia enquanto acordados. Se não for uma pessoa que tenha tanta autonomia, ainda assim, é interessante fazer com que a pessoa idosa acorde mais cedo e desenvolva atividades que exigem concentração, atenção e foco.
A insônia na terceira idade também pode ser uma das causas da piora da memória: uma pessoa cansada fica mais distraída e pode esquecer as coisas. Procurar um médico especialista é indicado. Possivelmente ele irá recomendar em um primeiro momento as mesmas atividades citadas abaixo, mas saberá identificar se for um sinal de alguma doença crônica se manifestando.
O que é higiene do sono? Veja algumas dicas, mas atenção, essas dicas devem se tornar um hábito. Elas não funcionam de um dia para o outro, o que significa que a insônia na terceira idade pode demorar a passar. O organismo deve se acostumar aos sinais enviados pelas novas atitudes tomadas!
Se ainda assim acontecer casos de insônia na terceira idade, leve a pessoa idosa a um profissional especializado. Compartilhe com esse profissional os medicamentos, os hábitos alimentares, sociais, físicos e os problemas pessoais da pessoa idosa. Tudo isso pode ajudar no melhor diagnóstico e nos novos cuidados a serem tomados de agora em diante.
Saiba mais em: Ministério da Saúde
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como lidar com pessoas com Alzheimer
Atenção da família e cuidados precoces ajudam a diminuir o avanço da doença
Idoso com dor: como melhorar o dia a dia do seu familiar
A prática de exercícios diários pode melhorar o quadro de dores no corpo
Idadismo: Preconceito contra a pessoa idosa
Preconceito contra o público idoso. O que é? Como ocorre? Quais as consequências?