Cuidado | Cuidadores de idosos | Dicas

Higiene do idoso: quais os cuidados que o cuidador precisa ter?

por Daniela Santilli
15 de abril de 2020

Portanto, todo cuidado se faz necessário para preservar sua saúde. Afinal, quais as preocupações que um cuidador precisa ter em relação à higiene, para cuidar de forma adequada da pessoa idosa?

Foto: congerdesign – Pixabay

O organismo de uma pessoa idosa pode ter queda na sua imunidade com mais facilidade que o desejado. Portanto, todo cuidado se faz necessário para preservar sua saúde. Quando se trabalha ou convive com pessoas idosas, alguns cuidados com a higiene do idoso tornam-se obrigatórios. Veja algumas ações que profissionais da saúde usam em hospitais e consultórios. 

Lave as mãos

Chegou em casa, lave. Tomou café e lavou a louça, lave. Foi ao banheiro, lave. Deu banho, lave. Pendurou a roupa no varal, lave. Não tenha vergonha de lavar muitas vezes as mãos, pois elas são grandes condutoras de bactérias. Dessa forma, a pessoa cuidada vai ficar feliz e tranquila ao ver a sua preocupação com a higiene dela. Clique aqui para acessar a cartilha da ANVISA sobre como higienizar as mãos.

Veja aqui um vídeo com instruções de como lavar bem as mão! 

Sempre comunique a pessoa idosa sobre o que você irá fazer

Mesmo que ela esteja num estágio avançado de demência, comunique. Dessa forma, elas se sentirão parte do processo. No caso da pessoa idosa lúcida, ela irá entender isso como uma atitude respeitosa, e você aprofundará o seu vínculo com ela.

Quando se sentir indisposto(a), não coloque a saúde da pessoa idosa em risco

Converse com a família da pessoa idosa, e deixe que ela decida como será esse cuidado: você pode não ir trabalhar, ou, se for, use máscaras, luvas e fique a dois metros de distância da pessoa idosa.

Na hora de trocar a fralda, use luvas e máscara para evitar qualquer tipo de falta de higiene e risco de contaminação para a pessoa idosa.

Cuidados básicos

Use cabelos sempre presos ou curtos, e tenha as unhas sempre bem cortadas, limpas, curtas e com esmaltes claros.

Use sapatos seguros, confortáveis e antiderrapantes

Não use sandálias de salto, chinelos de dedo ou tamancos. O sapato sempre deve estar preso ao calcanhar para que, em caso de emergência, você esteja segura(o) para se movimentar rapidamente.

Evite o uso de perfumes

Com a quantidade de remédios que a pessoa idosa toma, ela pode sentir enjoo com cheiros fortes. Uma alternativa é utilizar uma lavanda de bebê ou um desodorante sem cheiro.

Utilize roupas confortáveis

Use tecidos maleáveis que te deem segurança nos movimentos para desenvolver um melhor trabalho. 

Em caso de tosse ou espirro

Há também uma cartilha a ser seguida de modo a evitar contaminação e manter a higiene do idoso. Saiba mais clicando aqui

Passo a passo da sua chegada ao local de trabalho e manutenção da boa higiene do idoso:

  1. Leve uma muda de roupa limpa e um par de sapatos a serem usados durante expediente dentro de um saco plástico na sua bolsa ou mochila. Se possível, desinfete a sola dos sapatos num pano de chão com álcool ou Lysoform. Quando chegar ao local de trabalho, coloque a roupa do corpo dentro de um saco plástico e vista a roupa limpa que está na mochila.
  2. Lave corretamente as mãos.
  3. Prenda os seus cabelos.
  4. Volte a lavar as mãos, até o antebraço. Aproveite e lave o rosto também, com atenção maior para as regiões do nariz e da boca.

Agora você está pronto(a) para começar a trabalhar.

  • Mantenha-se a pelo menos 1 metro de distância da pessoa idosa.
  • Em tempos de coronavírus, tanto ela quanto você devem usar máscaras toda vez que você precisar chegar perto dela. Do contrário, apenas o cuidador usa a máscara.
  • Assim que terminar o procedimento, a máscara usada deve ser descartada (jogada no lixo), e você volta a ficar a pelo menos 1 metro de distância.
  • A cada procedimento, uma nova máscara deve ser usada, e as mãos e face devem ser lavadas periodicamente.

Essas ações são importantes para uma boa higiene do idoso, a saúde do mesmo, para a sua saúde e a de todas as pessoas que convivem com você fora do ambiente de trabalho.

Quer saber mais? Leia aqui!

ANVISA

Cruz Vermelha Brasileira: Página Inicial
Plano Cuida Idoso

Coronavírus (Covid-19)

O que a etiqueta e a medicina têm a dizer sobre tossir em lugares públicos

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto