
o melhor sobre
envelhecer
A idade chega e começamos a esquecer pontos importantes da nossa história e também detalhes do dia a dia. Como fazer para estimular as lembranças da pessoa idosa?
A memória é uma das funções mais complexas do organismo humano. É a forma como o cérebro adquire e armazena informações. Existem três tipos principais de memória:
Para trabalhar com a pessoa idosa que já tenha problemas de memória, recomendamos que sejam realizados exercícios que possibilitem a estimulação da memória.
Fotos: separe fotos antigas em que apareçam familiares, amigos, professores, casas, viagens e momentos importantes da vida da pessoa idosa. Criamos um post com dicas para encaminhar esse momento de um jeito realmente estimulante.
Músicas, sons e cantigas: converse com a pessoa idosa, pergunte quais as músicas, compositores e cantores ela ouvia na sua infância, juventude e início da vida adulta. Se ela não se lembrar, pergunte aos familiares e amigos. Crie uma lista com as músicas e coloque-as para tocar. Saiba mais possibilidades dessa atividade nesse post.
Baú de memórias: crie uma caixa com objetos significativos para a pessoa idosa – itens de uso diário ou que representem um momento importante da sua história. Feche os olhos da pessoa idosa, peça a ela que coloque a mão dentro da caixa, pegue alguma coisa e descreva o que ela está pegando. Ela deve responder qual o objeto ela pegou, de quem ela ganhou, e qual a importância dele para ela guardá-lo durante tanto tempo. Acesse esse post para saber como.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como lidar com pessoas com Alzheimer
Atenção da família e cuidados precoces ajudam a diminuir o avanço da doença
Idoso com dor: como melhorar o dia a dia do seu familiar
A prática de exercícios diários pode melhorar o quadro de dores no corpo
Idadismo: Preconceito contra a pessoa idosa
Preconceito contra o público idoso. O que é? Como ocorre? Quais as consequências?