
o melhor sobre
envelhecer
Como orientar e instruir um cuidador de idosos em casos de doenças crônicas
Se a família opta por ter um cuidador informal para a pessoa idosa, é muito importante que, em casos de doenças crônicas, o cuidador seja devidamente instruído e treinado. Cuidador informal é aquele que não tem formação profissional. Pode ser um amigo, um conhecido ou mesmo alguém da família. Veja mais sobre isso neste texto.
Leve o cuidador à consulta com o médico especialista e peça ao médico que ensine ao cuidador os procedimentos necessários. Se os familiares souberem, eles poderão treinar o cuidador depois da consulta com o profissional. Mas atenção: além de ensinar e treinar, cheque se o cuidador realmente compreendeu como deve agir. Faça perguntas com situações diferentes sobre como se dão as doenças crônicas no idoso, e veja se as respostas estão corretas.
Em alguns casos, um cuidador informal não poderá realizar as tarefas necessárias, e você deverá contratar pelo menos um técnico de enfermagem.
#ficadica imprima todas as informações importantes sobre a pessoa idosa e cole num lugar visível: geladeira, ao lado do telefone, perto da cama, etc.
Ao final, coloque também todos os contatos de emergência: responsável, médico, SAMU, bombeiros, hospital, pronto-socorro
Ter tudo à mão ajuda muito em casos de emergência, inclusive a manter a calma.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como lidar com pessoas com Alzheimer
Atenção da família e cuidados precoces ajudam a diminuir o avanço da doença
Idoso com dor: como melhorar o dia a dia do seu familiar
A prática de exercícios diários pode melhorar o quadro de dores no corpo
Idadismo: Preconceito contra a pessoa idosa
Preconceito contra o público idoso. O que é? Como ocorre? Quais as consequências?