
o melhor sobre
envelhecer
Fazer atividades artísticas em casa pode ser agradável e divertido. O mais importante é fazer junto com a pessoa idosa, proporcionando bons momentos de conversas, lembranças e boas risadas
Arrume a mesa e coloque o kit artístico de forma bem distribuída em cima dela para que a pessoa idosa escolha o material que deseja usar. Coloque músicas que ela goste de ouvir e, se possível, coisas para comer durante o tempo que passarem ali sentados. A música e os petiscos vão ajudar a descontrair e estimular uma boa conversa. Puxe assunto, faça perguntas e comentários para estimular a criatividade na execução das atividades artísticas.
· Papel sulfite, papel colorido, papel de presente
· Fitilhos, fitas, barbantes, glitter, purpurina
· Lápis de cor, canetinha, giz de cera, aquarela
· Tesoura, régua, borracha, apontador, cola branca, durex, fita crepe
· Massa de modelar, argila, tecidos diversos
· Linha e agulha de costura
Sugira um tema! Por exemplo: Jardim!
Explique que tudo que estiver em cima da mesa pode ser usado. Dê exemplos: o tronco de uma árvore do jardim pode ser de massinha de modelar, o sol pode ter purpurina, etc… Sem restrições, comecem a brincar. Prefira não ter desenhos prontos na folha para que a pessoa idosa solte a criatividade. Se não der, tudo bem, não tem problema, afinal cada pessoa se solta de um jeito, certo?
Você toca algum instrumento? E a pessoa idosa toca também? Com música, você pode estimular de várias formas, além de ser um exemplo para atividades artísticas em casa. Um toca e os outros cantam, todos tocam e todos cantam, um karaokê na televisão. As oportunidades são muitas! Lembre-se de que, para quem gosta de samba, até uma caixa de fósforo vira instrumento! Você pode brincar de fazer instrumentos musicais. Veja algumas ideias abaixo:
Uma prática muito comum no oriente é fazer dobraduras. Além de trabalhar com habilidades motoras finas, ainda exige concentração e organização espacial. E ao final, proporciona lindas surpresas. Veja alguns links que te ensinam como fazer:
No Google, você pode encontrar diversas páginas que ensinam a fazer coisas lindas. Você pode aproveitar as dobraduras nos desenhos que pintou, e torná-los ainda mais bonitos!
Já pensou que gostoso?
A dica aqui é aproveitar para chamar as crianças da casa para brincarem junto. Num dia de visitas, esses passatempos criativos são ótimos para fazer com a pessoa idosa. Além de tudo, ajuda a criar vínculo e ter vontade de voltar outras vezes àquela casa animada da vovó e do vovô.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como lidar com pessoas com Alzheimer
Atenção da família e cuidados precoces ajudam a diminuir o avanço da doença
Idoso com dor: como melhorar o dia a dia do seu familiar
A prática de exercícios diários pode melhorar o quadro de dores no corpo
Idadismo: Preconceito contra a pessoa idosa
Preconceito contra o público idoso. O que é? Como ocorre? Quais as consequências?