Cuidadores de idosos | Saúde

Como socorrer uma pessoa idosa em caso de engasgue?

por Daniela Santilli
4 de fevereiro de 2020

Veja o protocolo que deve ser aplicado em caso de engasgue

Foto: Toa55 – Shutterstock

O engasgo é o bloqueio da traqueia (órgão responsável em enviar o ar para os pulmões e retirá-lo deles). Quando isso acontece, recomendamos que você ligue para o SAMU ou para o Corpo de Bombeiros da sua cidade e peça ajuda. Em muitos casos, o próprio resgate vai orientar os procedimentos a serem feitos durante a espera.

Como proceder?

Em caso de engasgo por corpos estranhos em adultos, a manobra que se realiza é a conhecida mundialmente como Manobra de Heimlich. Não use essa técnica em crianças. Para elas, existe outro procedimento. Recomendamos que não a realize sem ligar para o socorro. Esses profissionais ficarão na linha com você enquanto estiver realizando todo o processo, e saberão orientar melhor diante dos relatos que forem passados a eles e eventuais imprevistos:

  • Abraçar a pessoa engasgada pelo abdômen
  • No caso de adultos, posicionar-se atrás da pessoa ainda consciente
  • Atrás da vítima, coloque uma das mãos sobre a região da “boca do estômago” e, com a outra mão, comprima a primeira mão, ao mesmo tempo em que empurra a região para dentro e para cima, parecendo que está levantando a pessoa
  • Continue o movimento até que a pessoa elimine o objeto que está causando a obstrução

Se a pessoa engasgada estiver inconsciente, não realize a manobra e contacte imediatamente o serviço de emergência, o SAMU ou o CORPO de BOMBEIROS.

Para saber mais

SAMU SP 

Cruz Vermelha 

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto