Cuidadores de idosos

Como resgatar memórias e boas lembranças com fotografias

por Daniela Santilli
6 de março de 2020

Usar fotos antigas pode ser uma boa estratégia para resgatar memórias de uma pessoa idosa

Foto: Sarandy Westfall – Unsplash

Como fazer para estimular as lembranças da pessoa idosa? A memória é uma das funções mais complexas do organismo humano. É a forma como o cérebro adquire e armazena informações. Aprenda a usar fotos para estimular a memória da pessoa idosa com este post.

Primeiro, separe fotos antigas em que apareçam familiares, amigos, professores, casas, viagens e momentos importantes da vida da pessoa idosa. Aqui vale tanto registros do cotidiano como momentos importantes (batismo, casamento, formatura).

No momento da atividade, é importante ter papel e lápis em mãos para anotar as respostas. Se possível prepare um café com bolo e sente com a pessoa idosa numa mesa e, sem pressa, comece a conversar.

Faça perguntas simples, por exemplo:

  • É você nessa foto?
  • Quem são as pessoas ao seu lado?
  • Você lembra onde ela foi tirada?
  • Qual era a ocasião?

Não force a resposta, pois às vezes a pessoa não lembra de imediato. No caderno, coloque a foto (não precisa colar) e anote as lembranças que lhe forem narradas. Depois de um tempo, coloque as fotos num álbum e escreva as histórias nas legendas. Use letra de forma para que todos possam entender.

Caso as fotos já estejam num álbum, não mostre as legendas. Nesses casos, apenas faça perguntas em que as legendas possam te ajudar com as perguntas. Aos poucos, vá dando pequenas dicas: “Essa pessoa de vestido branco, parece a “tia Matilde”, será que é ela? “

Ao fazer esse exercício, aproveite para conhecer melhor história da pessoa idosa.

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto