Cuidadores de idosos

Como resgatar memórias e boas lembranças com baú de memórias

por Daniela Santilli
4 de março de 2020

Usar um baú com objetivo significativos pode ser uma boa estratégia para resgatar memórias de uma pessoa idosa

Foto: Weston MacKinnon – Unsplash

Prepare uma caixa igual ou um pouco maior que uma caixa de sapato, e a encape com um papel bonito. Esse será o baú de memórias. Dentro dele, coloque objetos significativos para a pessoa idosa. Coisas que ela usa, com as quais ela tenha apego, como:

  • terço
  • pente de cabelo
  • broche
  • medalha
  • caneta, etc.

Feche os olhos da pessoa idosa e peça a ela que coloque a mão dentro da caixa, pegue alguma coisa e descreva o que ela está pegando. Ela deve responder qual o objeto ela pegou, de quem ela ganhou, qual a importância dele para ela guardá-lo durante tanto tempo. 

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto