Cuidadores de idosos

Cansaço emocional de um cuidador familiar. Como posso me prevenir?

por Madu
10 de março de 2020

Muitos cuidadores e cuidadoras de pessoas idosas podem vir a sentir um grande cansaço emocional por conta do trabalho. Fique atento aos sinais e saiba como prevenir!

Foto: Josh Appel – Unsplash

É bastante comum ouvir dizer que alguém se tornou cuidador ou cuidadora de idosos. Em muitos casos, o que acontece é que algum familiar assume o cuidado com a pessoa idosa por não ter condições de colocá-la em algum espaço dedicado a isso ou, até mesmo, de contratar ajuda profissional. No geral, cuidadores familiares não possuem curso para exercer a função, e acabam sentindo um grande cansaço emocional. Como isso pode ser prevenido? 

Fique atento aos sinais que indicam cansaço emocional

Um primeiro passo é ficar atento a sensações e emoções diferentes que, ao se repetir com certa frequência, podem ser resultado desse cansaço. Segundo matéria, elas são:

  • Cansaço persistente
  • Sono não reparador
  • Dificuldade de concentração
  • Falha de memória
  • Insônia ou excesso de sono
  • Perda de habilidades que antes eram naturais
  • Ansiedade
  • Irritabilidade e choro com facilidade
  • Desânimo e falta de prazer
  • Tristeza e angústia
  • Baixa resistência às doenças
  • Palpitações cardíacas
  • Problemas estomacais
  • Diminuição do desejo sexual
  • Dor de cabeça e enxaqueca
  • Dor no corpo, sem ter feito nenhum esforço físico


Quais as dicas para evitar chegar no estado de cansaço emocional?

Uma outra matéria sobre o tema trouxe algumas dicas que podem evitar que você atinja esse quadro. Confira abaixo:

  1. Permita-se relaxar: tente separar ao menos meia hora por dia para respirar, meditar e descansar. Esses momentos podem ajudar a controlar as suas emoções.
  1. Evite a superestimulação: vivemos em um mundo conectado quase 100% do tempo, o que pode nos gerar muito estímulo e dificuldade de concentração. Se está trabalhando, desligue as notificações do seu celular, e esteja por inteiro(a) no momento presente.
  1. Seja realista: não se imponha objetivos irrealizáveis para que isso não gere ansiedade. Priorize as suas tarefas e seja gentil com você. Às vezes não conseguimos fazer tudo como planejado mesmo.

O cansaço emocional tem estado cada vez mais presente em nossas vidas, mas é importante lembrar que podemos combatê-lo. Você, que dedica o seu tempo cuidando de outra pessoa, não esqueça de se cuidar também!

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

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