É comum encontrar resistência ao dar banho em idosos. Vários podem ser os motivos: pele muito fina, medo de cair no banheiro, vergonha de ficar exposto na frente de uma pessoa estranha, perda de privacidade, água muito quente que pode machucar a pele ou alguma doença que tenha como um dos sintomas não querer se banhar, como em casos de Alzheimer ou outras doenças neurodegenerativas.
Antes de falar sobre o banho em idosos, vamos entender um dos maiores inimigos das pessoas idosas e o que isso tem a ver com a higiene diária: infecção urinária
A infecção urinária afeta mais os idosos, pois, quando ficamos mais velhos, nossa imunidade costuma ficar mais baixa, e a proliferação de microrganismos tende a aumentar. O uso de fraldas geriátricas também favorece o aumento de bactérias, assim como a pouca ingestão de líquidos durante o dia.
Com que frequência é preciso dar banho em idosos?
Diante da informação acima, o banho em idosos não necessariamente precisa ser diário, mas a higiene íntima, sem dúvida. A pessoa idosa deve estar sempre limpa e seca, sem resíduos fecais e urinários. É extremamente importante levar esse tema a sério, uma vez que infecção urinária pode inclusive levar a óbito em casos mais graves.
O que fazer em casos de resistência do idoso para tomar banho?
- Não crie conflito, pois isso pode piorar a situação
- Explique os motivos pelos quais é importante que ele esteja limpo
- Pergunte os motivos da recusa, pode ser que exista uma razão desconhecida
Para manter o banheiro seguro:
- Mantenha o piso sempre seco
- Coloque fitas adesivas ou tapetes antiderrapantes dentro e fora do box. Evite os tapetes de pano que escorregam
- Coloque barras de segurança dentro e fora do box
- Providencie uma cadeira de banho caso o idoso tenha dificuldades para ficar em pé, e até mesmo para que o banho passe a ser um momento de prazer quando se pode tomar banho sentado
Siga algumas dicas na hora do banho:
- Atenção especial à temperatura da água. Deixe que ele experimente a temperatura da água nos pés, e depois de entrar com o corpo inteiro debaixo do chuveiro, pergunte novamente se a temperatura da água está confortável
- Use os mesmos produtos que o idoso usou durante a vida – sabonete, shampoo e cremes
- Se ele gostar de esponjas, use uma de bebê, pois a pele deles é muito fina e pode sofrer machucados facilmente
- Tente dar banho em idosos em horários que estão habituados
- Prepare o banheiro: deixe todos os produtos à vista.
- No quarto, deixe as roupas que ele irá vestir separadas em cima da cama, para evitar que ele passe frio enquanto você as procura. Se possível, peça para ele ajudar você a escolher as roupas que irá vestir.
- Sempre use toalhas limpas e secas.
- Deixe que o idoso tome banho sozinho. Fique por perto. Em casos nos quais a pessoa idosa precisar de ajuda, primeiro se ofereça para ajudá-la, converse com ela enquanto for lavá-la e sempre diga o que vai fazer antes de agir, como por exemplo: agora vou lavar suas costas…
Não há regras para dar banho em idosos. Se você tiver alguma dica, conta aqui para a gente!
Sobre a autora:
Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Veja nosso Manifesto