Cuidado | Dicas

Segurança na rua: 4 dicas para pessoas de todas as idades

por Madu
4 de abril de 2020

Passear pelo bairro é um passatempo para pessoas de todas as idades, mas como garantir esse exercício físico e de socialização de maneira segura e saudável?

Foto: Siarhei Plashchynski – Unsplash

Passear pelo bairro é um passatempo para pessoas de todas as idades. Mais do que agradável, esse exercício simples pode reduzir em 18% a chance de as pessoas terem alguma debilidade física, além de aumentar a massa óssea, a musculatura, e trabalhar o equilíbrio. Porém, é preciso ter alguns cuidados para se ter segurança na rua ao passear.

Separamos algumas dicas de cuidados que os mais velhos devem ter para que se tenha autonomia e segurança na rua ao realizar essas caminhadas

Sempre saia com documentos

É importante ter identificação oficial e um papel com informações sobre tipo sanguíneo e eventuais problemas de saúde, caso haja algum imprevisto durante seu passeio.

Tem celular?

Leve o telefone para escutar uma música e ter possibilidade de realizar ligações em caso de emergência.

Faça amigos pelo caminho

Ser independente também é contar com uma rede de apoio. Conheça as pessoas de seu bairro, converse com elas e crie esse grupo que pode tornar esse passeio mais agradável.

Use sapatos confortáveis

Por mais curta que a caminhada seja, a realidade da maioria das cidades brasileira é de calçadas irregulares. Pesquisa realizada em São Paulo, em 2019, apontou que buracos na calçada são o principal desafio para os pedestres de todas as idades. Por isso, sapatos baixos e com solados antiderrapantes são indicados.

Fonte: Rede Nossa São Paulo

Bengala pode ser um estilo

Aquela imagem de pessoa idosa frágil que precisa do apoio de uma bengala para se locomover tem perdido espaço para protagonistas com classe nos filmes. 

Além dos buracos, portões automáticos demandam atenção

Algumas cidades já proibiram portões automáticos que abrem na direção da calçada, pois eles podem ser responsáveis por acidentes. 

Mais do que as dicas de segurança na rua, o importante é se divertir, encontrar pessoas que você gosta e conhecer novas pessoas. Aproveite todos os momentos e, se quiser, registre o seu dia em um diário ou usando o gravador de áudio do seu celular.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto