
o melhor sobre
envelhecer
Os desafios de uma cultura ocidental e o papel do homem na sociedade para a integração da pessoa idosa masculina
O processo de envelhecimento é particular de cada pessoa. O modo como chegamos à fase idosa é resultante de nossas escolhas, de estilo de vida e possibilidades socioeconômicas. Aqueles que seguem o padrão construído para o papel do homem, como “provedor da família”, o qual constrói sua identidade a partir do trabalho, por muitas vezes vivencia uma longevidade bastante dura, uma vez que sua identidade tende a se esvaziar com a “perda do crachá” e sua consequente perda de função social.
A aposentadoria e o afastamento do mundo do trabalho podem tornar-se fatores para crise de personalidade, invisibilidade social e consequente diminuição de autoestima e de vida social. Quando isso ocorre, percebe-se impactos na saúde como um todo.
Por outro lado, mulheres que assumem papel no trabalho, afastam-se em períodos de maternidade e retornam, muitas vezes para uma segunda carreira, aprendem pela vida a se reinventarem. Ao chegar à idade madura, podem encarar este momento de forma mais leve, como mais uma reinvenção.
Nesse sentido, em nossa cultura, o sexo masculino tende a ter muito mais dificuldade de se reinventar e aproveitar a extensão de vida que ganhou com a longevidade. Tem dificuldade em abrir-se para novas amizades, participar de novos grupos e ser aprendiz novamente.
Manter-se aprendendo e se reinventando por toda a vida, se desprendendo de papéis que já vivemos e assumindo novos sonhos e projetos, é parte fundamental para se viver plenamente a maturidade. E, nesse quesito, homens precisam se inspirar e aprender muito com as mulheres.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como o Brasil poderia ser uma blue zone para idosos?
Cuidar da espiritualidade, se alimentar bem e diminuir o stress são alguns dos comportamentos para viver mais e melhor adotados por pessoas que vivem nas Blue Zones
Autonomia na terceira idade: como comunicar minhas decisões
Comunicação e respeito pelas escolhas dos idosos devem orientar relações familiares
Idosos na internet: devo divulgar meus talentos?
Atriz, avó e um sucesso nas redes sociais, Lilian Blanc fala sobre sua carreira e como os idosos podem usar a internet