Cuidado | Saúde

Higiene íntima na terceira idade: como evitar candidíase

por Daniela Santilli
25 de fevereiro de 2020

Homens e mulheres idosos devem cuidar de sua higiene para evitar infecções como a candidíase

Foto: Olena Yakobchuk – Shutterstock

Homens também precisam atentar-se para a higiene íntima na terceira idade, pois podem ter candidíase, que é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. É comum pensar que apenas as mulheres é que têm, mas pode acontecer tanto nas mulheres quanto nos homens.

Esse fungo é mais comum nas mulheres, pois a região genital feminina é quente e úmida, estimulando a proliferação do fungo.

Nos homens, pode acontecer por falta de higiene ou uso frequente de fraldas. 

Nos homens os sintomas são: inchaço, coceira, vermelhidão, manchas no pênis e dificuldade para urinar; enquanto que nas mulheres, o mais comum é a coceira na região vaginal, que pode chegar até a virilha.

A importância de acompanhar a higiene íntima na terceira idade

Em ambas as situações, tanto no homem quanto na mulher, é importante uma avaliação profissional. O médico poderá prescrever o uso de pomadas e/ou de medicamentos específicos, dependendo do caso. É um tratamento simples, mas deve ser realizado o quanto antes para aliviar o desconforto, cessar a irritação na pele e eliminar maiores complicações, como uma inflamação.

Se a candidíase for causada pelo uso recorrente de fraldas, é importante que, durante algum tempo do dia, o paciente fique sem a fralda para que a região respire e descanse. A sugestão é forrar a cama para proteger o lençol e o colchão e, quando isso não for possível, tentar manter a região genital da pessoa idosa bem seca. 

Em relação à higiene íntima na terceira idade no caso masculino, é fundamental que durante o banho a pessoa idosa lave muito bem o pênis, de preferência com sabão neutro, e seque corretamente logo após.

#ficadica a não ser que o médico peça, sempre que for usar pomada nas regiões íntimas, evite colocar grandes camadas, pois isso pode umedecer a região ao invés de tratá-la. Passe camadas finas, quase transparentes!

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto