
o melhor sobre
envelhecer
Homens também precisam atentar-se para a higiene íntima na terceira idade, pois podem ter candidíase, que é uma infecção causada por um fungo chamado Candida albicans. É comum pensar que apenas as mulheres é que têm, mas pode acontecer tanto nas mulheres quanto nos homens.
Esse fungo é mais comum nas mulheres, pois a região genital feminina é quente e úmida, estimulando a proliferação do fungo.
Nos homens, pode acontecer por falta de higiene ou uso frequente de fraldas.
Nos homens os sintomas são: inchaço, coceira, vermelhidão, manchas no pênis e dificuldade para urinar; enquanto que nas mulheres, o mais comum é a coceira na região vaginal, que pode chegar até a virilha.
Em ambas as situações, tanto no homem quanto na mulher, é importante uma avaliação profissional. O médico poderá prescrever o uso de pomadas e/ou de medicamentos específicos, dependendo do caso. É um tratamento simples, mas deve ser realizado o quanto antes para aliviar o desconforto, cessar a irritação na pele e eliminar maiores complicações, como uma inflamação.
Se a candidíase for causada pelo uso recorrente de fraldas, é importante que, durante algum tempo do dia, o paciente fique sem a fralda para que a região respire e descanse. A sugestão é forrar a cama para proteger o lençol e o colchão e, quando isso não for possível, tentar manter a região genital da pessoa idosa bem seca.
Em relação à higiene íntima na terceira idade no caso masculino, é fundamental que durante o banho a pessoa idosa lave muito bem o pênis, de preferência com sabão neutro, e seque corretamente logo após.
#ficadica a não ser que o médico peça, sempre que for usar pomada nas regiões íntimas, evite colocar grandes camadas, pois isso pode umedecer a região ao invés de tratá-la. Passe camadas finas, quase transparentes!
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Como falar com idoso na minha família?
A comunicação não violenta favorece a harmonia e o vínculo familiar
Como estimular a memória do idoso?
Relembrar pessoas e momentos com os idosos auxilia na manutenção da memória
Como lidar com a solidão?
Se envolver com atividades sociais e físicas são formas que evitar o isolamento social