Cuidado

Como posso ajudar o próximo sem ter habilidades manuais?

por Daniela Santilli
6 de janeiro de 2020

Sou idoso(a), não tenho habilidades manuais e nem recursos financeiros, mas quero ajudar o próximo. Como posso fazer?

Foto: Photographee.eu – Shutterstock

Sabemos que ajudar o próximo é importante e necessário. Porém, será que faz bem pra quem ajuda também? 

Estudos científicos mostram que sim: ajudar o próximo faz bem! Enquanto ajudamos outra pessoa, nosso corpo libera ocitocina (conhecido também como o hormônio do amor), melhorando o humor, o nível de satisfação, reduzindo o estresse e a ansiedade. Além disso, cria um senso de propósito que na terceira idade é fundamental. 

Para ajudar o próximo, é preciso apenas força de vontade. Você pode começar pensando quem ou qual a instituição pretende ajudar. Vá até a igreja do seu bairro, converse com amigos e vizinhos para descobrir se há um alguém precisando de ajuda. Assim que escolher o destino da sua ação, entenda do que precisam: comida, roupas, kit de higiene, cobertores? 

Numa folha de papel em branco:

  1. Anote o nome da entidade ou pessoa que você deseja ajudar
  2. O que você precisa arrecadar: alimentos, roupas (na caso de roupas, deixe claro que elas devem estar limpas e inteiras), produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza
  3. A data inicial e final para receber as doações
  4. O dia da entrega das doações
  5. No final, coloque um contato seu: e-mail ou WhatsApp, para que as pessoas possam se comunicar e tirar dúvidas com você

Com a folha em mãos,  pergunte se pode colocar a divulgação da sua campanha nos elevadores do seu prédio, nas escadas, nos bares e padarias do seu bairro. 

Outra forma de ajudar é usando as redes sociais. 

Faça exatamente a mesma coisa que está descrito no começo da matéria, só que no computador. Poste em suas redes sociais e peça aos amigos que compartilhem. 

Agora que você já sabe como pode ajudar, com o tempo vai conhecer pessoas que podem se tornar parceiros nessa empreitada para que façam juntos uma campanha após a outra, e quem sabe suas habilidades são estas: organizar e juntar pessoas para ajudar outras pessoas!

Sucesso e boa sorte!

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto