Cuidado

Centro Dia do Idoso de Guarulhos é novo espaço de convivência

por Madu
23 de março de 2020

Integrado a um parque, espaço incentiva a participação dos idosos na comunidade

Foto: Prefeitura de Guarulhos

No início de 2020, a cidade de Guarulhos inaugurou o primeiro Centro Dia do Idoso da região. Com mais de 1500 metros quadrados, o equipamento público vai receber pessoas idosas que necessitam de cuidados durante o dia e, à noite, voltam para suas casas, mantendo os vínculos sociais e familiares. A prioridade do atendimento será para pessoas de famílias que não têm condições de dar atenção e cuidado durante o dia por precisarem trabalhar ou estudar. 

“Ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, o local oferece alimentação, acolhida e escuta qualificada, orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais, atividades socioeducativas (oficinas e artesanato, lazer, música e pintura), terapia ocupacional, ginástica, dança, teatro, jogos de mesa, bailes, saraus, entre outras”, explica o portal da Prefeitura de Guarulhos

O espaço atende cerca de 80 idosos, funcionando em período integral, das 7 às 19 horas.

Onde fica o novo Centro Dia do Idoso?

Localizado no bairro Cidade Jardim Cumbica, o primeiro Centro Dia do Idoso de Guarulhos é sustentável e acessível. A construção conta com aquecimento solar, janelas dimensionadas para o aproveitamento da luz natural, captação de água das chuvas, rampas, piso tátil e corrimão em duas alturas.  

Ao lado do edifício, a prefeitura também inaugurou um parque de 9 mil metros quadrados, com uma série de equipamentos que poderão ser aproveitados por todas as gerações. “Aqui era só água, só barraco. Quando chovia, era um sofrimento. Agora, está muito melhor. Melhor do que aqui, só no céu”, contou Dona Odete em entrevista para o canal da prefeitura. Alagoas, outro morador da região, também comemorou: 

“Agora a gente tem um lugar para nós idosos nos divertirmos”.

Sobre a autora:

Madu

MADU é uma iniciativa do projeto Rede Bem Estar, realizado pelo Conselho Estadual do Idoso, em parceria com o Grupo Tellus, a Brasilprev e a Liga Solidária. Foi criada para potencializar a relação entre pessoas mais velhas, seus familiares e amigos além de compartilhar conteúdos sobre envelhecimento e velhice.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto