
o melhor sobre
envelhecer
Toda pessoa com mais de 60 anos que recebe até dois salários mínimos e não possui meios de comprovação de renda tem o direito de solicitar a Carteira do Idoso ou passe livre para idosos, e viajar de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus. A carteira pode ser retirada sem custo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
É preciso ter atenção aos prazos, pois a Carteira do Idoso ou passe livre para idosos só poderá ser solicitada 90 dias após a data de credenciamento, ou a partir da atualização de dados no Cadastro Único.
Além disso, a Carteira leva até 120 dias para ficar pronta. Caso o idoso tenha urgência em viajar, poderá ser fornecida uma declaração provisória, que tem a mesma função da carteirinha.
A comprovação de renda pode ser feita por meio dos seguintes documentos:
• Contracheque de pagamento
• Carnê de contribuição para a Previdência
• Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS
• Carteira de Trabalho com anotações atualizadas
Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso (passe livre para idosos) ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando esse comprovante mais o documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.
Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.
Bate-papo com Beltrina Côrte: ageísmo, idadismo, etarismo, idosismo… o que significam?
O preconceito contra pessoas idosas existe! O que é? Como ocorre? Quais as consequências?
Bate-papo com Sérgio Serapião: como começo a fazer trabalho voluntário?
Agora que você tem mais tempo, como posso ocupá-lo de forma produtiva? Como poderia começar a fazer trabalho voluntário e se envolver em causas sociais, por exemplo?
Qual é a importância do voto na terceira idade?
O voto, além de ser um instrumento democrático para a escolha de representantes, contribui para manter a mente ativa