Cidadania | Viagens

Saiba como tirar o passe livre para idosos

por Daniela Santilli
6 de julho de 2020

Um documento que permite ao idoso viajar de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus

Foto: vladaphotowiz – Shutterstock

Toda pessoa com mais de 60 anos que recebe até dois salários mínimos e não possui meios de comprovação de renda tem o direito de solicitar a Carteira do Idoso ou passe livre para idosos, e viajar de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus. A carteira pode ser retirada sem custo nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Como solicitar o passe livre para idosos?

  1. É preciso ter o Número de Identificação Social (NIS), que é o número de credenciamento no Cadastro Único  para programas sociais do governo federal. 
  1. Em um segundo momento, o idoso precisará ir ao INSS, pegar a senha e preencher os papéis que forem entregues e carimbados por eles.

É preciso ter atenção aos prazos, pois a Carteira do Idoso ou passe livre para idosos só poderá ser solicitada 90 dias após a data de credenciamento, ou a partir da atualização de dados no Cadastro Único. 

Além disso, a Carteira leva até 120 dias para ficar pronta. Caso o idoso tenha urgência em viajar, poderá ser fornecida uma declaração provisória, que tem a mesma função da carteirinha.

A comprovação de renda pode ser feita por meio dos seguintes documentos:

•    Contracheque de pagamento

•    Carnê de contribuição para a Previdência

•    Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS

•    Carteira de Trabalho com anotações atualizadas

Para solicitar o Bilhete de Viagem do Idoso (passe livre para idosos) ou o bilhete com desconto, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando esse comprovante mais o documento de identidade com foto. A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo. 

Para saber mais

Ministério da Cidadania

Sobre a autora:

Daniela Santilli

Daniela Santilli, fundadora do Plano Cuida Idoso, onde escreve e compartilha sobre cuidados, direitos e experiências com a terceira idade, formada cuidadora de idosos pela Cruz Vermelha, estudante de Gerontologia. Atua no mercado atendendo a pessoa idosa e seus familiares em casa, onde trabalha segurança, organização, afeto e reinserção social da pessoa idosa.

Madu

Receba conteúdos especiais da Madu pelo seu email

Somos guardiões das memórias afetivas de tudo que vivemos e queremos compartilhá-las. Vamos juntas e juntos construir relações de afeto entre gerações? Te esperamos pra mais essa jornada! Conheça o nosso manifesto clicando aqui.

Veja nosso Manifesto